Curso será oferecido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET)

A Unimontes acaba de dar mais um passo importante para o início de uma nova história no Campus Janaúba. Isso porque, depois de cumprir trâmites dentro da universidade, o Conselho Universitário (Consu) aprovou a autorização da implantação do curso de graduação de Medicina Veterinária (bacharelado).

A Resolução Consu/Unimontes Nº. 004 foi publicada no dia 27 de abril deste ano. Já o projeto Pedagógico do curso, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), via Resolução CEPEX/Unimontes Nº. 100, 15 de setembro DE 2021, foi votado em sessão ordinária e virtual, ocorrida no dia 15 de setembro de 2021.

A viabilidade de implementação do curso foi bem recebida por toda a comunidade de Janaúba. O professor, médico veterinário, doutor e mestre em zootecnia, José Eduardo Jardim Murta será o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimontes. Em conversa com o Portal Unimontes, ele adiantou que a aprovação foi recebida com “alegria e satisfação”, já que o processo era uma reivindicação da população que sempre colocava o curso entre os mais votados nas pesquisas de intenção.

“Vínhamos desde 2014, quando da chefia do saudoso professor Marcos Koiti Kondo, batalhando para a realização deste objetivo. Todo departamento de Ciências Agrárias abraçou esta causa, mas sempre esbarramos nos altos custos de construção do hospital veterinário que é fundamental para o sucesso deste curso. Em 2021 nos reunimos com o reitor Antonio Alvimar que nos informou da possibilidade de adequar as instalações para receber o curso de Medicina Veterinária, lembra o professor Jardim Murta. “Aguardamos, agora, a compra dos equipamentos para os laboratórios de Anatomia veterinária, microscopia, patologia veterinária, informática e móveis das salas de aula e administração, para darmos início as aulas”, projeta o professor.

Próximos passos, desafios e oportunidades  – A previsão das Pró-Reitorias de Ensino (PRE) e Planejamento, Gestão e Finanças é que o curso de Medicina Veterinária inicie as atividades no próximo semestre (2/2022). Até lá, serão iniciadas as adequações dos laboratórios multidisciplinares para a construção de clínicas veterinárias e salas de cirurgias para animais de grande e pequeno porte. Ao mesmo tempo, serão construídas baias para grandes e médios animais, embarcadouro, curral de manejo, depósito de ração e outros anexos.

“A cidade está radiante com o início do curso. Nossos desafios são enormes, principalmente pela chegada de alunos de diferentes regiões do Brasil, professores que serão contratados e as demandas de aquisição dos equipamentos e adequação dos espaços. Contudo, a comissão de criação do curso se empenhou e construiu um Projeto Pedagógico voltado para áreas carentes de profissionais, como clínica e cirurgias veterinárias, saúde pública (zoonoses), inspeção de carnes, aves, pescados e mel, dentre outras”, comemora o professor.

O coordenador do curso acredita que a Unimontes, sendo pública e gratuita, criará  novas oportunidades para a população local, regional e até nacional, com formação de profissionais de qualidade e comprometidos com o bem estar animal, produção e inspeção de alimentos, bem como a saúde pública.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária