Na manhã desta sexta-feira (14/04), o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a visita da deputada federal Célia Xacriabá. Ela foi recebida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e o Superintendente do Hospital Universitário, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis.

A deputada Célia Xacriabá participou de reunião na Superintendência do Hospital. Na oportunidade, foram abordados assuntos de interesse da população nas áreas de educação, cultura e saúde para atendimento através do Programa de Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE – PI).

Foto: Neto Macedo/Ascom

“Recebemos a deputada Célia Xakriabá com muita satisfação. Vimos que a parlamentar se preocupa com o desenvolvimento da região e, assim como a Unimontes, tem buscado parcerias e recursos para melhorar o atendimento à população”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

A deputada federal Célia Xakriabá destacou que a visita teve como principal objetivo abrir um diálogo e estreitar laços com a direção do Hospital Universitário e com a gestão superior da Universidade.

“Quero estar mais próxima da população para poder ajudar e buscar soluções para os problemas, principalmente, nas áreas de educação e saúde. Conhecendo melhor a nova gestão da Unimontes, que presta assistência para a população do Norte de Minas até o Sul da Bahia, vejo uma possibilidade de fomentar parcerias para o atendimento e desenvolvimento também dos povos indígenas desta região”, disse a deputada.

Foto: Neto Macedo/Ascom

O reitor Wagner Santiago ressaltou ainda que a Universidade tem buscado parcerias com todos os segmentos e lideranças da comunidade e, principalmente, com a classe política na busca de recursos para solução dos entraves e para a melhoria da assistência à saúde. “Temos buscado parcerias e enxergamos a possibilidade de que as emendas da deputada Célia Xakriabá para a área da saúde poderão ser destinadas ao nosso hospital”, pontuou.

“O nosso objetivo é cuidar bem da saúde e do atendimento adequado aos povos indígenas tanto no Hospital Universitário como na Unimontes, onde oferecemos cursos de pós-graduação, uma vez que a lei estadual destina vagas específicas para os povos indígenas. Queremos ampliar o acesso para que os indígenas possam participar mais, fazendo também o mestrado e doutorado”, disse o reitor.

Foto: Neto Macedo/Ascom

Após a reunião, a deputada realizou visita ao Centro do Idoso (Crasi) e ao Pronto Socorro do Hospital Universitário. “É importante estar aqui e ver de perto como as pessoas são cuidadas com carinho e respeito. Quando vejo o tratamento dos idosos aqui me lembro do meu avô, que tem 81 anos, e também de que é preciso oferecer assistência humanizada a todos. O Hospital tem dado o atendimento digno a essas pessoas sendo 100% SUS e é nosso papel como parlamentar incentivar e ajudar para que esse tipo de atendimento continue e seja levado a todos”, concluiu a deputada.

Também presentes na reunião o diretor de Desenvolvimento Acadêmico da Unimontes, Henrique Andrade Barbosa; a diretora de Enfermagem do HU, Suelen Santos Ferreira; o coordenador Casai de Montes Claros, Leandro Silva Pereira; o membro do Conselho Municipal de Saúde, Zeferino da Silva Leal e o representante da Arquidiocese Metropolitana de Montes Claros e responsável pela Pastoral da Saúde, padre Sérgio Silva Rocha.

Está entre as propostas da reitoria levar os programas de extensão universitária aos territórios dos povos indígenas e tradicionais em sua área de atuação e de parcerias com a deputada Célia Xacriabá.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +