Como parte da programação da Semana de Incentivo à Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos (CIHDOT), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Unimontes, o diretor e ator Haroldo Soares participou, na manhã desta terça-feira (22), de uma mobilização bem animada junto ao público da unidade. Embora silenciosa, a intervenção foi animada e de grane adesão.

Haroldo se transformou em Carlitos, personagem ícone do ator inglês Charles Chaplin, e percorreu todas as clínicas e o pronto-socorro do HUCF para a entrega de panfletos e folders sobre a importância do tema da campanha. Ao mesmo tempo, levou descontração para crianças, jovens, adultos e idosos. Ator há 28 anos, ele já produziu e executou diversos espetáculos em Minas Gerais.

“Estamos levando informação através da arte. A nossa mensagem é deixar bem claro que o melhor estar por vir”, descreve. A professora Elaine Cristina Santos Alves, coordenadora da Semana de Doação do HUCF, acredita que “a estratégia ajuda na sensibilização dos servidores, acompanhantes e pacientes para que possamos estimular a cultura da doação”, afirma.

cc criancaPara Adilson Cardoso, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUCF, a visita de “Chaplin” pode contribuir para a quebra de mitos sobre a doação de órgãos. “As abordagens ao vivo e a cores são muito importantes, pois conseguimos passar o valor do processo de doação, como funciona, para quem vão os órgãos e como devemos nos proceder”, diz.

MAIS ATIVIDADES

Vinculada à Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a Semana de Incentivo do HUCF terá, nesta quarta-feira, blitze educativas na portaria I, às 7, 13 e 19 horas. De 14 às 16 horas, reuniões de sensibilização em pequenos grupos setoriais, com os Doutores do Riso.

Na quinta-feira (24/9), haverá atividades manuais na Tenda da Saúde e, no dia 25/9, às 9 horas, culto ecumênico em Ação de Graças; às 10h30, palestra com o tema “Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos”, com o médico da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), de Montes Claros, Murilo Veloso Lages.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia