No dia 25 de setembro, é celebrado o Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência – e dos beneficiários reabilitados do INSS. No âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros, a data será comemorada durante a realização IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), numa ação coordenada pelo Núcleo de Sociedade Inclusiva(Nusi/Unimontes). São parceiros o Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

O trabalho integrado tem como objetivo dar informações e orientar as pessoas com deficiência – e seus familiares – sobre a inclusão no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, sensibilizar empresas e serviços sobre legislações específicas, direitos constituídos e, também sobre o sistema de reserva de vagas no acesso às instituições de ensino superior e em concursos públicos. O serviço atenderá, também, os empresários da região.

Também são parceiros no trabalho no Nusi, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (Ademoc), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Unidade de Atendimento Integrado (UAI), do Governo de Minas Gerais.

INCLUSíO

“Neste trabalho conjunto, o campus-sede da Unimontes vai oferecer todo tipo de orientação para empresas e pessoas com deficiência. Vamos destacar as cotas de inclusão no mercado de trabalho e formas de inclusão social e profissional”, ressalta o professor Carlos Alberto Siqueira Alexandre, do Nusi/Unimontes.

O evento ocorrerá paralelamente em todo o País e a meta é disseminar ações de forma que a inclusão se torne uma prática regular ao longo do ano.

“O ‘Dia “D” oferecerá uma oportunidade ímpar para a intermediação entre empresas, instituições e pessoas com deficiência na construção de possibilidades reais de empregabilidade e acesso ao mercado de trabalho com equidade”, explica a professora Simone Rocha, coordenadora do Nusi. “É muito importante que as empresas entendam que vivemos num mundo em que a diversidade não deve ser apenas aceita, mas entendida e respeitada como característica muito positiva”.

A coordenadora lembra, ainda, que as empresas que não respeitam a Lei de Cotas são multadas em valores que podem chegar a R$180.000,00. Em 2014, por exemplo, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado de trabalho em razão de ações e eventos como o “Dia D”.

SERVIÇO
Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS
Data: 25/9 (sexta-feira)
Local: Campus-sede da Unimontes durante o IX Fepeg