A Universidade Estadual de Montes Claros intensifica as atividades institucionais para divulgação mais ampla sobre a mobilidade estudantil na França. A iniciativa é do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), a partir do programa “Embaixadores Universitários da França”. A iniciativa é desenvolvida pelo “Campus France”, instituição responsável pela informação sobre ensino superior na França e que está vinculada ao Serviço de Cooperação e Ação Cultural (SCAC), da Embaixada Francesa do Brasil. Em Minas Gerais, quinze universidades possuem embaixadores, entre as quais a Unimontes e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Classificado no processo de seleção que a Universidade realizou em agosto, Gustavo Rodrigues Diniz de Sá é o embaixador na Unimontes, função que desempenhará pelos próximos quatro meses. Acadêmico do 3º período do curso de Ciências Econômicas (Matutino), ele destaca a experiência como “oportunidade acadêmica”, até mesmo para aprimorar os conhecimentos sobre a terra de Napoleão Bonaparte e da Torre Eiffel.

“Sempre tive interesse pelo idioma e há dois anos faço aulas particulares de francês. Agora, posso ampliar o conhecimento de um modo geral sobre a cultura e os costumes do país, especialmente do ponto vista acadêmico”.

EMBAIXADA EM BH

A primeira “missão” do embaixador foi na reunião de pauta que o consulado da França em Belo Horizonte realizou ao final de agosto, em parceria com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural Francês em Minas Gerais (SCAC-BH). Os trabalhos foram coordenados pela adida Christine Maisson e pelo cônsul honorário em Minas, Manoel Bernardes.

Gustavo destaqueA coordenadora do NIC/Unimontes, professora Maria ngela Figueiredo Braga, também esteve presente ao encontro, que definiu como um importante trabalho de interlocução entre o consulado e as universidades mineiras. “Em meio às boas-vindas, estabelecemos um plano de trabalho junto ao consulado”.

Dentre os objetivos do NIC, segundo a coordenadora, está o incentivo a renovação dos convênios já existentes da Unimontes com as universidades daquele país, além de ações pontuais, como a retomada dos cursos básico, avançado e intermediário do idioma francês, por meio do Projeto de Extensão de Ensino de Línguas (Proxel/Unimontes).

CINEMA NO CAMPUS

Outra iniciativa está na realização do Cine Clube, com a exibição e sessões não comentadas de filmes franceses. A atração começa com o projeto “Cinema no Campus”, com a Mostra do Cinema Francês. Serão exibidos seis filmes franceses dentro da programação do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (9º FEPEG), da Unimontes. Dentre os títulos a serem exibidos estão “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, “Coco antes de Chanel”, “Samba”, “Renoir”, “Piaf” e “Que Mal em fiz a Deus”. As sessões acontecem entre esta quarta e quinta-feira, no auditório do prédio 7, no campus-sede.

A “Campus France”, agência oficial do governo francês para a promoção do ensino superior naquele país, oferece ainda uma série de informações para o acesso aos cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, acesso a bolsas de estágio e iniciação científica, dentre outros pontos.