Servidores da Educação já podem participar da seleção pelo site oficial. Projeto do Governo do Estado disponibiliza, nesta fase, opções de especialização e MBA

Maior iniciativa de formação continuada para os servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Trilhas de Futuro – Educadores já está com inscrições abertas. O cadastro dos interessados pode ser feito até 13/5, pelo site trilhaseducadores.mg.gov.br.

Na iniciativa, o Governo de Minas vai oferecer gratuitamente mais de 40 mil vagas em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, previamente credenciadas.

Inicialmente, as inscrições serão para 23.200 vagas em cursos de especialização e MBA. O Trilhas de Futuro Educadores também disponibilizará vagas de mestrado e doutorado, mas o cronograma para esses cursos de pós-graduação stricto sensu seguirá o cronograma/edital das instituições de ensino superior que vão oferecer os cursos. Nesses casos, além dos critérios do projeto, o candidato terá que passar pelo processo seletivo da instituição. Ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade das Instituições de Ensino Superior, serão abertas novas vagas.

O projeto do Governo de Minas oferece oportunidades em cursos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, como ensino da matemática, Libras, coordenação pedagógica, educação integral, gestão pública, alfabetização e letramento, artes, entre outros. No Catálogo de Cursos, que está disponível na plataforma de inscrição, é possível conferir todas as formações disponíveis no Trilhas de Futuro Educadores.  A previsão é que as aulas dos cursos de especialização e MBA tenham início em 30/6.

Podem se inscrever para as formações, servidores da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico, ocupantes de cargo efetivo e estável das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional (ANE) / Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Analista de Educação Básica (AEB); Técnico da Educação (TDE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Assistente de Educação (ASE). Também é necessário estar em exercício na Unidade Central, Superintendências Regionais de Ensino ou unidade escolar da SEE/MG.

Os profissionais que participarem do Trilhas de Futuro Educadores deverão se comprometer em continuar prestando serviço na SEE/MG durante um período mínimo de três anos. Todas as informações sobre o projeto, critérios de seleção e contraprestação estão disponíveis no edital e resoluções que regulam o processo, também disponíveis no endereço (link).  

Trilhas de Futuro Educadores – A iniciativa está em consonância com as principais legislações relativas à educação – Planos Nacional e Estadual de Educação e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) – e tem por objetivo atender às demandas relacionadas à formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento profissional do quadro de pessoal da SEE/MG e representa a maior ação de oferta de pós-graduação aos servidores do estado já realizada.

O projeto visa ainda à melhoria dos serviços prestados aos estudantes das escolas estaduais. Além disso, possibilita o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, que podem avançar em suas carreiras (por meio das promoções previstas na legislação vigente), e também a aproximação da educação básica com as instituições de ensino superior do estado.

Para acessar o Manual do Candidato do Trilhas de Futuro – Educadores, clique aqui

(Com informações da Agência Minas)

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco