Recursos são provenientes do Estado e convênio do Pro-Hosp e serão utilizados na infraestrutura, manutenção e no desenvolvimento do parque tecnológico da instituição
O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes, recebeu um aporte de investimentos no valor de R$ R$ 2.610.675,85. Os recursos serão aplicados na infraestrutura, manutenção e no desenvolvimento do Parque Tecnológico. Os valores são oriundos de processos de licitação e disponibilizados via recursos do Tesouro do Estado e convênios com o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp).
A atual gestão do HUCF também tem investido os recursos na modernização e gestão de Tecnologia da Informação. Nos últimos anos, o empenho e a dedicação da Gerência de Tecnologia da Informação fizeram a diferença neste período, como lembra a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, que destaca o empenho da servidora Leila Martins Abreu e equipe. Juntos, eles propuseram soluções para suprir a deficiência tecnológica que havia no HUCF.
Tecnologia de Ponta – “Nas grandes empresas, a transformação digital caminha com o investimento em tecnologia. O HUCF está no caminho do desenvolvimento e crescimento tecnológico, graças ao Governo do Estado, ao Pro-Hosp e à rapidez com que a gerência de TI do HUCF desenvolveu os processos licitatórios”, ressalta Príscilla Menezes. “Certamente, o ensino, a pesquisa e a extensão das unidades da Unimontes que desenvolvem atividades nos ambientes do HUCF serão realizados com mais excelência”, acrescenta o reitor Antônio Alvimar Souza.
“Com os investimentos aplicados na GTI foi possível uma transformação digital. Isso possibilitou ao ambiente hospitalar uma infraestrutura capaz de suportar as altas demandas. Somente em 2021, foram realizados 523.196 mil procedimentos médico-hospitalares, entre consultas, exames, cirurgias e outros serviços. Atualmente, temos um quadro com mais de dois mil servidores, atuando de portas abertas, 24 horas por dia, 7 dias da semana. A tecnologia não poderia ficar ultrapassada. Com esses equipamentos modernos e de ponta, a informatização garante melhor eficiência hospitalar e resultados positivos nos processos setoriais”, elenca a então gestora de TI/HUCF, Leila Abreu.
Ações desenvolvidas na GTI
- Reciclagem dos cadastros e fatores das unidades de produtos;
- Implantação do Gasto de Sala nos Blocos Cirúrgicos e Obstétricos;
- Reposição automática de estoque por cotas de reposição;
- Dispensação de MAT/MED por código datamatrix;
- Exportação de XML e entrada de produtos por exportação de nota fiscal;
- Criação de Painel de Estoque com: posição atual do estoque, ponto de pedido, consumo das movimentações e composição de kits cirúrgicos;
- Implantação do Fracionamento de produtos da Diluição.
- Painéis integrados e interfaceamento de planilhas de indicadores.
- Implantação de painéis de leitos, pedidos de exame e controle de estoque;
- Implantação de painel para controle Kanban (Tempo de permanência);
- Implantação de Painel de Controle de Ordem de Serviços;
- Integração e consolidação de indicadores em Planilhas do Excel com integração direta ao Banco de Dados do MV.
- Implantação do Painel de Cirurgias.
- Formulários
- Desenvolvimento de Formulários de Notificação de Agravos;
- Desenvolvimento do Formulários da Maternidade, APICE – ON;
- Criação de página de indicadores APICE- ON.
- Desenvolvimento contínuo de formulários para uso no Prontuário MV.
- Desenvolvimento continuo de relatórios personalizados para uso no MV.
- Sistemas Integrados
- Remodelagem contínua de Sistema de Gestão de Pessoal;
- Interfaceamentos e Automatizações
- Suporte Worklist e integração MV Carestream;
- Criação de sistema de disparo automática de mensagens com Status de Ordem de Serviço;
Fotos: Arquivo/Divulgação/HUCF