O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), professor Jorge Almeida Guimarães, recebeu na noite dessa quinta-feira (31/10), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em sessão solene do Conselho Universitário. Na oportunidade, o presidente da Capes ressaltou a relevância do investimento na formação docente para a melhoria da educação básica e convocou a universidade a participar desse processo.

Ao presidir a solenidade, ao lado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, o reitor João dos Reis Canela enalteceu a atuação do professor Jorge Almeida Guimarães como um “exemplo ao estímulo à pesquisa e produção de conhecimento no País”. A sessão solene aconteceu na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, com a participação de pró-reitores, diretores e outros integrantes da gestão superior, juntamente com coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores, servidores técnico-administrativos, pesquisadores, acadêmicos e convidados.

“Nesta noite histórica para a nossa Universidade, reconhecemos a importância do trabalho do professor Jorge Almeida Guimarães, que nos exemplifica com a luta e estimulo pela geração de ciência e da produção da pesquisa e do conhecimento em todo o país”, afirmou o reitor João Canela.

Mestrados e doutorados

Ele lembrou o papel incentivador e perseverante do presidente da Capes, “que contribui com o crescimento da pós-graduação em todo o Brasil”. Nesse sentido, salientou que o apoio oferecido pela Capes tem proporcionado à Universidade Estadual de Montes Claros um expressivo avanço na área de pesquisa e pós-graduação Stricto sensu. A instituição conta com 10 cursos de mestrado e um doutorado próprio recomendados pelo órgão do MEC. Também foi aprovado outro doutorado próprio (em Produção Vegetal no Semiárido), cujas atividades devem começar em 2014.

entrada pro reitores

Sessão solene contou com a participação de pró-reitores, diretores e integrantes da gestão superior

“Testemunhamos um momento de grande amadurecimento e, assim, vamos fortalecer não só a nossa Unimontes, mas as pessoas e as regiões atendidas com nossos cursos e pesquisas de qualidade. Vamos nos espelhar na história de vida do professor Jorge de Almeida Guimarães, que em meio a tantos desafios, alcançou grandes feitos e avanços”, afirmou o professor João Canela.

Ao agradecer a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros, o professor Jorge Almeida Guimarães destacou a honra em receber a homenagem. “O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta honraria que uma Universidade pode conceder pelos feitos que distinguem uma pessoa. Por isso, irei guardar com todo carinho e alegria essa homenagem concedida pela Unimontes”, afirmou.

Ele destacou que divide a homenagem com todos os colegas da Capes, que, “ao longo de 60 anos, têm demonstrado carinho e atenção em todas as ações e atividades em prol da Educação Superior e fazem do organismo o esteio para o desenvolvimento do País”.

Educação Básica

O professor Jorge Almeida Guimarães destacou a educação como significativo instrumento de mudança da realidade do País e lembrou que a universidade cumpre um papel essencial nesse processo, principalmente, na formação dos professores que atuam nas escolas do ensino fundamental e médio. “A pós-graduação está num caminho seguro, mas temos que dar atenção também ao nosso maior desafio que é a educação básica, área da qual a Capes, desde 2008, é responsável pela formação e capacitação de docentes. Por essa razão, convoco a Unimontes para nos ajudar nesse desafio”, assegurou o dirigente da Capes.

O TÍTULO – A concessão de título de Doutor Honoris Causa é a mais importante comenda dentro de todo o ritual universitário. A condecoração foi criada há pelo menos oito séculos e reflete a importância das pessoas na vida de todos os envolvidos no ambiente acadêmico. O título é concedido a pessoas que tenham ligação de trabalho técnico-científico-cultural com as instituições de ensino superior.

reitor presidente vice reitora

Reitor João Canela e a vice-reitora, Maria Ivete Soares, com o presidente da Capes

Durante a solenidade, seguindo o protocolo da tradição universitária, a condução do homenageado foi feita pela Comissão de Honra composta pelos pró-reitores. Logo depois da formação da mesa foi feita a leitura do termo indagativo, na qual o reitor perguntou ao homenageado sobre a aceitação do título.

Com a concordância, foram lidos os atos que concedem o título de Doutor Honoris Causa. Na sequência, o professor Jorge Almeida Guimarães recebeu a epitoche e o pergaminho com as cores e símbolos da Unimontes. A vice-reitora da Unimontes, professora Maria Ivete Soares de Almeida fez o discurso panegírico, com a leitura do currículo do homenageado.