Divulgada nessa quarta-feira (30) a relação de candidatos inscritos para as eleições dos Conselhos Universitário (Consu) e Curador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Participam professores (efetivos e efetivados) e servidores técnico-administrativos. Os servidores comissionados e professores designados não podem participar do pleito.

As eleições acontecem no próximo dia 6, de 9 às 21 horas. Serão eleitos 19 docentes e dois servidores técnico-administrativos, para o Consu e dois representantes (docente e técnico-administrativo) para o Conselho Curador. Podem votar todos os professores (efetivos, efetivados e designados) e todos os servidores técnico-administrativos.

As vagas do Consu são divididas da seguinte forma: quatro para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), quatro para o Centro de Ciências Humanas (CCH), quatro para o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), quatro para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e três para o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

pdfConfira a lista

Serão colocadas mesas receptoras de votos em Montes Claros (nos prédios que sediam os Centros de Ensino e no Hospital Universitário Clemente de Faria) e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Bocaiúva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além de Belo Horizonte (Escritório de Representação da Unimontes). Os servidores do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da Reitoria votarão no prédio 6 (CCBS); e os do núcleo de Joaíma no Campus de Almenara.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO – O Conselho Universitário é o órgão máximo de deliberação da instituição que define a política geral da autarquia nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar. O órgão funciona também como instância de recurso.

O colegiado é composto pelo reitor (presidente), vice-reitor (vice-presidente), diretores de centros, 19 docentes integrantes do quadro permanente da Unimontes, pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (membro nato) e mais quatro representantes da comunidade discente. Conta com dois técnico-administrativos (um da área da saúde e outro da educação), um representante da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia indicado pelo seu titular, dois representantes da comunidade norte-mineira escolhidos pelos membros do Conselho Universitário entre indicações de Centrais Sindicais de Empregados e entidades das classes empregadoras, e o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

CONSELHO CURADOR – O Conselho Curador é um órgão de fiscalização orçamentária e econômico-financeira da Unimontes. Ele é composto por quatro representantes do Conselho Universitário, indicados por este, excluídos os membros natos, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo, um representante do corpo discente, um representante da comunidade indicado pelo Conselho Regional de Contabilidade – e que não pertença aos quadros da Universidade –, e um representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), indicado pelo seu titular. Cada membro efetivo tem um suplente.

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8117.