Foram autorizadas mais 31 nomeações de aprovados em Concurso Público para Professor Universitário, da Universidade Estadual de Montes Claros. A informação foi confirmada oficialmente pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, também presidente da Câmara de Orçamento e Finanças, em ofício encaminhado ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

A relação contempla as áreas dos departamentos de Artes, Direito Privado, Clínica Médica, Ciências da Computação, Ciências Exatas, Comunicação e Letras, Educação Física, Enfermagem, Fisiopatologia, Geociências, História e Odontologia.

Com a autorização, o próximo passo será a publicação dos atos de nomeação por parte do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. A partir da publicação, em data a ser divulgada pelo Estado, será observado o prazo de 30 (trinta) dias para agendamento por parte da Seplag para realização de perícia dos aprovados. Em seguida, será definida a data para a posse dos 31 nomeados.

Em relação ao concurso público de professores da Unimontes este é o sétimo ato de nomeação autorizado pelo Estado. Com as nomeações de mais 31 novos professores, a Unimontes atingirá a marca de 477 empossados superando o percentual de quase 80% das nomeações de candidatos aprovados.

ORGANIZAÇÃO

O concurso público para professor de Educação Superior realizado pela gestão do reitor João dos Reis Canela tem possibilitado a organização funcional dos docentes. Há três anos e meio, a Universidade tinha apenas 25% dos docentes com vínculo estável. Atualmente, com os benefícios do certame, o quadro de efetivação foi totalmente alterado positivamente, com quase 80% do quadro de professores efetivos.

A Reitoria da Unimontes reconhece que a autorização para novas nomeações é resultado de constantes negociações com o Governo do Estado, por meio da Seplag, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e também da representação sindical dos docentes.