A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das apoiadoras oficiais na realização da etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A competição foi aberta na manhã desta terça-feira (8/5) e reúne 560 alunos do ensino médio e fundamental, de 28 municípios, com torneios de futsal, vôlei, basquete, futsal e xadrez.

No geral, o evento é promovido pela Secretaria de Esportes de Minas Gerais (SEESP) e pela Secretaria de Educação, por meio do projeto “Minas Esportiva”, do Governo do Estado, e Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Em nível local, a comissão organizadora é da Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria de Esportes, e a 22ª Superintendência Regional de Ensino (22ª SRE). Os torneios prosseguem até o dia 13.

O JEMG é dividido da seguinte forma: Módulo I, para os alunos do ensino fundamental, e Módulo II para os estudantes do ensino médio. No Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, no campus-sede da Unimontes, acontecem os torneios de vôlei masculino (Módulos I e II) e de futsal masculino e feminino (Módulos I e II), com a participação de 42 equipes.

Andressa academia

Para Andressa de Freitas, voluntariado no JEMG contribui com estudos específicos sobre Anatomia

Andressa de Freitas é acadêmica do 2º período de Odontologia da Unimontes, mesmo que o curso não esteja diretamente relacionado ao esporte, encontra oportunidade de aprendizado como voluntária no JEMG. “Mesmo com todos os cuidados dos atletas e treinadores, há incidência de contusões, o que está associado aos cursos da área de saúde; a anatomia é uma das disciplinas obrigatórias nos primeiros períodos”, disse a universitária.

VEJA

A Escola Estadual Maria Machado, da cidade de Mirabela, compete no torneio de voleibol masculino do Módulo II, sob o comando da treinadora Camila Queiroz. Há dois anos, o time foi formado a partir de um projeto paralelo às aulas de educação física, justamente pela considerável adesão dos alunos à modalidade. “Embora o futsal desperte maior interesse dos alunos, o novo projeto é bem apoiado pelos estudantes”, explica a professora, egressa da turma 2013 do curso de Educação Física da Unimontes.

OPORTUNIDADE

A disputa do JEMG, segundo Camila, é uma oportunidade ímpar para avaliar o trabalho e trocar experiências com outros projetos escolares. Mesmo com treinos diários, o time encontra dificuldade para uma rotina de jogos, diante dos poucos adversários disponíveis em Mirabela e cidades vizinhas. “A nossa preparação foi com amistosos entre os nossos próprios jogadores ou contra os times de veteranos que passaram pelo projeto, mas estamos confiantes em saber aproveitar esta oportunidade”.

Camila Queiroz

Egressa da Unimontes, Camila coordena um projeto de voleibol em escola de Mirabela

A fase microrregional do JEMG reúne as cidades de Bocaiúva, Botumirim, Brasília de Minas, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Japonvar, Josenópolis, Juramento, Lontra, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Olhos D’água, Padre Carvalho, Patis, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, São João do Paraíso e Vargem Grande do Rio Pardo.