Durante a visita, Antonio Anastasia ressaltou: – “Unimontes é orgulho de Minas Gerais”

“Em todas as avaliações do MEC, a Unimontes, de forma ímpar e singular, tem se destacado como uma das melhores universidades públicas não só de Minas Gerais, mas do Brasil. Isso é orgulho para Minas Gerais”. As palavras são do governador Antonio Anastasia. Ao participar da solenidade de entrega do titulo de Doutora Honoris Causa à secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, nessa quarta-feira (29/02), ele enalteceu a importância da Universidade Estadual de Montes Claros para os cidadãos mineiros e anunciou mais uma importante obra para instituição: a construção de um auditório no campus-sede.

O governador Antonio Anastasia, que, na mesma data, presidiu a solenidade de inauguração do Restaurante Universitário, disse que o auditório será construído com recursos do Tesouro do Estado, como mais uma marca das comemorações dos 50 anos da instituição. Destacou que o Governo de Minas vai construir o auditório em atendimento a uma reivindicação da reitoria da Unimontes, com o apoio dos deputados estaduais norte-mineiros. A previsão é de inaugurá-lo em 2013.

UTI ADULTA

Ele também anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 3, 3 milhões, via Secretaria de Estado da Saúde, para obras de ampliação do Hospital Universitário Clemente de Faria, com destaque para a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto com 10 leitos completos e a aquisição de elevador e equipamentos para lavanderia, além de mais 14 leitos de enfermaria.

Com a construção do Bloco B e com  a implantação dos  10  leitos da UTI Adulto e da Unidade de Internação Cirúrgica, o Hospital da Unimontes terá ampliada sua capacidade instalada, especialmente na realização de cirurgias de alta complexidade e a atendimentos mais graves.

O governador fez um resgate histórico da Unimontes, recordando que acompanha a trajetória da universidade desde a sua estadualização pela Constituição Mineira de 1989. Lembrou que, no segundo mandato do ex-governador Hélio Garcia (1991/1994), participou da elaboração dos documentos normativos, “que deram alma e criação à espinha dorsal desta universidade, que já nasceu poderosa e reconhecida, querida e estimada pela sua potencialidade no desenvolvimento do Brasil”. Recordou, ainda, da sua participação na instituição da gratuidade do ensino na Unimontes, em julho de 1994.

Enaltecendo o crescimento da Universidade, Antonio Anastasia enfatizou que a Unimontes significa hoje o “valor mais alto do Norte de Minas”, sendo o elemento fundamental para o desenvolvimento da região, onde contribui de forma decisiva para o combate às desigualdades sociais. “Isso se deve ao seu corpo docente, ao seu corpo discente, a seus servidores técnico-administrativos e sua alta direção”, completou.

Ele ressaltou que a Unimontes tem total competência de capacitar pessoal para nova fábrica da Case New Holl(CNH) que será implantada em Montes Claros, cujo investimento ele anunciou durante a visita à cidade. Lembrou que empresa pertencente ao Grupo Fiat vai implantar em Montes Claros um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas e que a Unimontes, mais uma vez, será demandada por conta da qualificação do seu corpo funcional e docente, podendo também capacitar pessoal para os fornecedores da nova indústria.

O governador Antonio Anastasia cumprimentou a Unimontes pela concessão do titulo do Doutora Honoris Causa à secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, lembrando que ela é servidora pública de carreira e que também tem um forte vínculo com o crescimento da instituição norte-mineira. Por outro lado, destacou que a secretária Renata Vilhena ainda pode contribuir muito com a Universidade.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia