“A Universidade Estadual de Montes Claros é um instrumento permanente na promoção da inclusão social”, afirmou o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, ao presidir a solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação de Professores em Nível Médio – Magistério do Campo –, na noite dessa segunda-feira (27/02), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede).

Ele ressaltou a importância da parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) na realização do curso no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). E salientou que “é preciso destacar a luta e a perseverança dos novos professores”.

“Somente através da educação é que poderemos construir a cidadania e a dignidade do ser humano”, disse o reitor João dos Reis Canela, observando que a “melhoria da qualidade de vida do homem do campo regional está sendo alcançada através da oferta de novos cursos de capacitação e formação profissional”.

Por sua vez, o superintendente regional do INCRA em Minas Gerais, Carlos Alberto Calazans, também enalteceu a importância da educação no campo, frisando que “as famílias dos assentamentos e das localidades quilombolas só precisam de uma oportunidade para mostrar os seus valores”.

Em nome dos 19 novos professores, Lucas Gomes da Silva expressou o valor da formatura para os diplomados, afirmando que “o campo está cansado de ver suas crianças buscando estudo em outros centros”. Ele frisou que os novos professores têm o compromisso de levar o conhecimento adquirido para outras pessoas. “Com a melhoria da educação poderemos transformar os lugares por onde passarmos”, completou.

AMPLIAÇÃO

A professora Maria ngela Dumont Macedo, coordenadora administrativa do Pronera/Unimontes, também destacou a perseverança dos participantes do curso na superação dos obstáculos para a obtenção do diploma. Ela lembrou que está em estudo a formação de novas turmas, “pois o nosso objetivo é o de não parar por aqui”.

Também presente à solenidade, o diretor geral do Centro de Agricultura Alternativa (CAA), Braulino Caetano dos Santos, ressaltou o valor do curso de formação de novos professores na zona rural, lembrando que “nossa meta é alcançarmos o ensino superior”. Já o chefe de Divisão de Educação do INCRA e representante do Pronera, Nelson Marques Félix, fez um relato das dificuldades para implantação do programa no Norte de Minas, frisando ter sido decisiva a participação da Unimontes.

Homenagem da Fetaemg à UnimontesHOMENAGENS – Na oportunidade, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, homenageou pessoas que contribuíram para o sucesso do Pronera no Norte de Minas, como o reitor João Canela, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, as pró-reitoras de Ensino e de Extensão, respectivamente professoras Anete Marília Pereira e Marina Ribeiro Queiroz, e as coordenadoras do Pronera/Unimontes, professoras Maria Aparecida Queiroz e Maria ngela Dumont. Ele também fez questão de frisar que “o movimento sindical deve lutar para levar mais educação ao campo, pois através da melhoria e aquisição de novos conhecimentos a produção também será elevada”.