Iniciativa contou com a participação da Unimontes

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (10/08), a entrega dos materiais descaracterizados doados pela Receita Federal, por meio do Projeto “Receita do Amor”, aos grupos folclóricos das Festas de Agosto de Montes Claros. Os festejos começam na próxima terça-feira (15/08) e vão prosseguir até domingo (22/08).

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Os produtos foram entregues à Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, na sede da entidade, no Bairro Morrinhos. A doação foi resultante de uma parceria entre a Receita Federal, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Polícia Penal de Minas Gerais e a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos.

Foram doados cerca de 250 pares de tênis e mais de 500 camisetas. A entrega foi oficializada pela Receita Federal e pela Unimontes, representada pela pró-reitora adjunta de Extensão, professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, mestre João Pimenta dos Santos (Zanza Júnior), agradeceu à Receita Federal e aos demais envolvidos na iniciativa em prol dos grupos folclóricos das Festas de Agosto. “Numa tivemos apoio dessa magnitude, com tanto carinho. Isso nos revigorou. Além dos materiais doados, agradecemos por essa empatia conosco. Também estamos dispostos a contribuir com as instituições envolvidas nessa ação”, afirmou o mestre Zanza Junior.

Os materiais doados, após serem apreendidos em operações da Receita Federal, foram doados descaracterizados por reeducandos do sistema prisional, da Penitenciária de Francisco Sá. Para fazer a descaracterização (retirada das marcas dos produtos), eles passaram por uma capacitação, oferecida pela Unimontes e pelo IFNMG.

A entrega também contou com o apoio e participação de Edilberto Colares de Oliveira, do Conselho de Veneráveis da Maçonaria do Norte de Minas (Covenorte).

Na noite de terça-feira (8/08), foi realizada no Museu Regional do Norte de Minas, uma solenidade que oficializou a doação dos materiais para a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. A cerimônia contou com as presenças de representantes das instituições parcerias na iniciativa, autoridades e integrantes dos grupos folclóricos.

Ao participar da solenidade oficial de doação, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressaltou a importância da ação em benefício dos grupos folclóricos das Festas de Agosto de Montes Claros. “Quero enaltecer a cada um dos parceiros que abraçaram o “Projeto Receita do Amor” e tornaram possível essa doação. Esse trabalho é maravilhoso. É a verdadeira receita do amor”, destacou o reitor.

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ele assinalou também a importância do trabalho da Pró-Reitoria da Unimontes e agradeceu ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais pela parceria.
O professor Wagner de Paulo Santiago também cumprimentou o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. “Manifesto satisfação ao saudar o Mestre Zanza Junior pelo brilhantismo que ele tem feito, que vem no sangue representando o legado do seu pai”, declarou o reitor.

Ele ressaltou o brilhantismo dos ternos de catopês (de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito) e grupos de marujos e caboclinhos, que encantam o público nas centenárias Festas de Agosto de Montes Claros. “Eu acredito que não existe uma pessoa de Montes Claros e região ou visitante que não fique com a pele arrepiada ao ouvir e ver os grupos das Festas de Agosto desfilar pelas ruas. É uma coisa emocionante. Parabéns a todos pelo que fazem pela valorização da nossa cultura”, afirmou.

Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”