– Iniciativa contou com parceria da Unimontes –

Os grupos de catopês, marujos e caboclinhos receberam uma doação especial para seus desfiles e apresentações nas Festas de Agosto de Montes Claros, que começam na próxima terça-feira (15/08), prosseguindo até domingo (22/08).  Eles receberam uma série de materiais descaracterizados (tênis e camisetas) doados pela Receita Federal, por meio do Projeto “Receita do Amor”.

A doação foi resultante de uma parceria entre a Receita Federal, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Polícia Penal de Minas Gerais e a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros.

A solenidade de doação foi realizada terça-feira (08/08), no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, do delegado regional da Receita Federal em Montes Claros, Andrey Soares de Oliveira; da coordenadora de Inovação do IFNMG, professora Gabriella Saraiva Corrêa; do diretor – geral da Penitenciária de Francisco Sá, policial penal Douglas Araújo Melo, juntamente com a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa; da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, o diretor do Museu Regional, professor Georgino Jorge de Souza Neto e o assessor da Receita Federal , Diego Araújo Melo.

O evento contou com a participação do presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, mestre João Pimenta dos Santos (Zanza Júnior). Estiveram presentes ainda os representantes dos grupos folclóricos.

Os materiais doados, após serem apreendidos em operações da Receita Federal, foram doados descaracterizados por reeducandos do sistema prisional, da Penitenciária de Francisco Sá. Para fazer a descaracterização (retirada das marcas dos produtos), eles passaram por uma capacitação, oferecida pela Unimontes e pelo IFNMG. Foram doados cerca de 250 pares de tênis e mais de 500 camisetas.

Ao participar da solenidade oficial de doação, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressaltou a importância da ação em benefício dos grupos folclóricos das Festas de Agosto de Montes Claros. “Quero enaltecer a cada um dos parceiros que abraçaram o “Projeto Receita do Amor” e tornaram possível essa doação. Esse trabalho é maravilhoso. É a verdadeira receita do amor”, destacou o reitor.

Ele assinalou também a importância do trabalho da Pró-Reitoria da Unimontes e agradeceu ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais pela parceria.

O professor Wagner de Paulo Santiago também cumprimentou o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. “Manifesto satisfação ao saudar o Mestre Zanza Junior pelo brilhantismo que ele tem feito, que vem no sangue representando o legado do seu pai”, declarou o reitor.

Ele ressaltou o brilhantismo dos ternos de catopês (de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito) e grupos de marujos e caboclinhos, que encantam o público nas centenárias Festas de Agosto de Montes Claros.  “Eu acredito que não existe uma pessoa de Montes Claros e região ou visitante que não fique com a pele arrepiada ao ouvir e ver os grupos das Festas de Agosto desfilar pelas ruas. É uma coisa emocionante. Parabéns a todos pelo que fazem pela valorização da nossa cultura”, afirmou.

O delegado regional da Receita Federal, Andrey Soares de Oliveira, destacou a importância da parceria com a Unimontes, o IFNMG e com a Polícia Penal de Minas Gerais com o objetivo de assegurar a doação dos calçados e roupas para os grupos das Festas de Agosto de Montes Claros. Ele lembra que a Receita Federal tem a missão institucional de proteger a economia nacional e combater atividades ilegais como o contrabando e as falsificações de produtos. Mas, também exerce a sua função social.

“É isso que estamos demonstrando aqui, com o destino das mercadorias para os grupos de catopês, marujos e caboclinhos das Festas de Agosto de Montes Claros”, afirmou Andrey Soares. Ele agradeceu a parceria com a Unimontes, o IFNMG e a Polícia Penal, o que viabilizou a descaracterização e a doação dos produtos, “fortalecendo a cultura do Norte de Minas”.

O diretor da Penitenciária de Francisco Sá, Douglas Araújo Melo, enfatizou a importância da doação viabilizada pela Receita Federal, por meio do projeto “Receita do Amor”. Esse projeto vai muito além do que uma contribuição com os grupos de catopês, marujos e caboclinhos. A iniciativa traz um afago para os educandos. Ensina a eles uma profissão e dá um pouco de alívio no cumprimento das penas, contribuindo para a ressocialização e reintegração à sociedade”, assegurou.

Ele agradecimentos também ao Instituto Federal do Norte de Minas e à Unimontes, lembrando que é egresso da universidade, onde fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Entrega das doações

A entrega dos pares de tênis e camisetas doados pela Receita Federal e descaracterizados será feita na sede Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, na rua Santa Efigênia, no Bairro Morrinhos, na manhã desta quinta-feira (10/08). A entrega será efetivada pela Pró-Reitoria da Unimontes.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia