O Fale com a Unimontes – sistema de integração com a comunidade acadêmica e com outras instâncias de controle do Estado de Minas Gerais – ultrapassou a marca de mil atendimentos em um ano de funcionamento. Com demandas relacionadas aos processos seletivos de ingresso, expedição de documentos e diplomas, gestão patrimonial, servidor, continuidade do processo Ensino-Aprendizagem, especialmente, no período de isolamento social, o Fale se tornou ferramenta crucial para a Universidade uma vez que fortalecer o controle social e a participação popular na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Unimontes

Desde que foi criado, em setembro de 2019, “Fale com a Unimontes” presta atendimento por telefone, pelo aplicativo WhatsApp e pelo e-mail falecom@unimontes.br, com atendimento presencial. Neste período, tem atuado de forma imediata na resolução de conflitos entre a comunidade acadêmica e a gestão universitária, apresentando sugestões de melhoria na prestação do serviço público, orientando a população e a comunidade acadêmica quanto à gestão dos variados processos institucionais, contribuindo para a satisfação do cidadão, evitando passivos judiciais e administrativos.

Servidores efetivos, Leandro Luciano da Silva e Danniela Higino Maia Macedo (servidora do Fale até junho de 2020) – Foto: Christiano Jilvan/Unimontes

O “Fale” escuta a comunidade acadêmica e busca auxiliar a Gestão da Unimontes na solução de problemas e deficiências institucionais evidenciadas pelo cidadão. “Este período de um ano foi importante, pois, possibilitou à gestão avaliar a qualidade do serviço prestado pelo sistema. Conseguimos identificar boa receptividade por parte dos acadêmicos, professores, servidores efetivos e trabalhadores contratados, além da população de Montes Claros que, por vários motivos, procuram a Unimontes”, destaca o coordenador do Fale com a Unimontes, doutor em Educação, professor, advogado e servidor efetivo da Universidade, Leandro Luciano Silva.

No âmbito da Administração Pública, a busca pela integridade passa pela tomada de decisões do agente público em vários sentidos, em especial, relacionadas ao controle social, participação do cidadão na Administração Pública, por canais institucionalizados pelo Estado de Minas Gerais, especialmente pela Ouvidora Geral do Estado e por canais próprios de aproximação da Unimontes com a comunidade acadêmica: discentes, docentes, servidores administrativos e trabalhadores terceirizados, além da população que direta e indiretamente relaciona-se com a Universidade.

INTEGRIDADE

Modernamente, quando conversamos sobre Administração Pública e Gestão Pública, a expressão que ocupa os espaços do debate sobre a coisa pública é “Integridade”. Mas o que vem a ser a integridade na Gestão Pública?

Integridade sugere o agir em conformidade; conformidade com padrões éticos e valores morais que devem nortear o comportamento do Agente Público conforme a moralidade administrativa, princípio basilar da Administração Pública, previsto no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.

“Neste mês de setembro, comemoramos um ano de funcionamento e, como reza o senso crítico construtivo, realizamos também a autocrítica do serviço, buscando o constante aperfeiçoamento, em especial, para atender ao princípio da eficiência do serviço público.

Nesse horizonte, sentimos a necessidade de aprimorarmos nossos canais de comunicação e pensando nisto, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia de Informação da Unimontes (DTI), desenvolvemos um sistema próprio de comunicação, no qual o cidadão e a comunidade acadêmica poderão levar ao conhecimento da gestão universitária suas manifestações, elogios, reclamações, denúncias e sugestões, com a qualidade e segurança que o tema merece ser tratado”, destaca Leandro.

MANIFESTAÇÕES

A manifestação pelo sistema “Fale com a Unimontes” não exclui a possibilidade de manifestações em outros canais, como a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Pelo contrário, o sistema “Fale” é mais um canal de controle social – sem a exclusão dos demais.

Esperamos, com este sistema, melhorar a performance institucional no sentido de, cada vez mais, cumprir o objetivo primordial da Unimontes: a entrega do ensino público e a prestação de serviços, gratuitos e de qualidade”, conclui o professor Leandro Luciano, servidor responsável pelas ações do Fale com a Unimontes.

“Os trabalhos estão em sintonia com a Ouvidoria do Estado e com o Ministério Público. O espaço tem acolhido as diversas demandas e aproximado ainda mais a universidade de seus servidores, professores e acadêmicos”, destaca o reitor professor Antonio Alvimar Souza.

Atendimento ao público de 8h às 18h
WhatsApp (38) 84250210 – (38) 3229-8229
E-mail: falecom@unimontes.br

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados