A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das parcerias da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – Regional Minas Gerais – na realização de um evento científico, que tem como objetivo debater o Diabetes Mellitus. O 1º Simpósio de Endocrinologia “Gilson Miguel da Silva”, organizado pela Seccional Norte de Minas da SBEM, acontecerá no dia 3 de junho, de 7h30 às 16 horas, no Espaço “4 Quatro 1” Eventos, no Bairro Melo.

Com conferências e mesas redondas, a programação reunirá alguns dos mais renomados especialistas brasileiros sobre o tema central. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, atualmente há no Brasil 14,3 milhões de diabéticos, o que corresponde a quase 10% da população.

O mais preocupante vem a seguir: deste total, cerca de 50% convivem com a doença sem saber, já que não possuem diagnóstico. Há quatro anos, o percentual de acometidos com Diabetes Mellitus no País era de 6,2%, segundo o Ministério da Saúde (com base em dados do IBGE).

Confira

A participação é aberta a médicos, acadêmicos de Medicina e áreas afins e profissionais da saúde. As inscrições estão abertas e podem ser feitas junto ao Palazzo Cerimonial, pelo telefone (38) 3212-6349. Há cobrança de taxas, com valores diferenciados por categoria e desconto para inscrições antecipadas.

TIPOS

O Diabetes Mellitus ocorre em dois tipos: 1 e 2. O primeiro tipo é causado por deficiência absoluta de insulina no organismo (geralmente secundária à destruição auto-imune das células beta pancreáticas). Já o tipo 2 caracteriza-se habitualmente pela predominância de resistência insulínica com relativa deficiência de insulina.

A professora e médica Graciana Guerra David, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes e uma das coordenadoras do evento, explica que o Diabetes Tipo 2 é o mais comum, correspondendo a 90% dos casos registrados. “O Diabetes é um grave problema de saúde em nível mundial por sua alta prevalência e morbimortalidade. É de suma importância fomentar o tratamento precoce com adequado controle da glicemia, através de mudanças no estilo de vida e medicações compatíveis com o tipo da doença, a fim de prevenir suas complicações”.

CONVIDADOS

Entre os convidados estão os especialistas Luiz Alberto Andreotti Turatti, Márcio Krakauer e Carlos Eduardo Couri, de São Paulo; Érica Queiroz Dias Corrêa, Rodrigo Nunes Lamounier e Márcio Weissheimer Lauria, de Belo Horizonte, e Murilo Veloso Lages, de Montes Claros.

Os subtemas relacionados são os seguintes: “Diabetes Mellitus no Idoso”, “Diabetes e Risco Cardiovascular”, “Diabetes Mellitus e Rim”, “Novas Insulinas”, “Inovações na Automonitorização Glicêmica”, “Noções Básicas da Terapia Nutricional para o Diabetes Tipo 1 (Contagem de Carboidratos)”, “Prevenção de Hipoglicemias na Terapêutica Insulínica” e “Diferença entre os Análogos do GLP1 no Tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2”.

São apoiadores do Simpósio as empresas farmacêuticas Novo Nordisk, Astra Zeneca, Boehringer Ingelheim, Abbot, Lilly, Sanofi e Servier.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia