Dados são do relatório de maio do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM); mesmo com pandemia segue a recuperação de postos

Em maio de 2021, mês em que se comemorou o Dia Internacional do Trabalho, o mercado de empregos em Montes Claros teve um saldo positivo na relação entre as admissões e desligamentos de vagas formais, com a abertura de 143 novos postos. E as mulheres foram as principais responsáveis pelo resultado positivo, segundo o cenário revelado em boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), projeto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Domínio quase completo das mulheres na conquista de novos postos de trabalho, com destaque para a atuação no comércio e serviços (imagem pública)

O levantamento mensal é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração da Universidade. De acordo com o estudo mais recente, divulgado nesta sexta-feira (2/7), embora seja positivo o saldo em maio foi inferior ao obtido em abril, correspondente a apenas 28,5% do quarto mês do ano que teve 503 novos postos de trabalho.

“Isso se deve à menor movimentação do mercado como um todo, provocando redução nas admissões (-10,7%) e acréscimo nos desligamentos (2,5%)”, afirma o professor Roney Versiani Sindeaux, que coordena a pesquisa juntamente com o professor Rogério Martins Furtado de Souza.

Ele destaca um “fato atípico” observado em maio em Montes Claros: as mulheres foram responsáveis por quase a totalidade (97,9%) do saldo positivo no mercado formal de emprego. Em maio, foram contratadas 1.132 mulheres e demitidas outras 992 trabalhadoras na cidade (saldo de 140 postos de trabalho).

Ainda no quinto mês do ano, entre os homens, foram registradas na cidade 1.381 admissões e 1378 desligamentos (saldo de apenas três postos de trabalho). O gênero masculino respondeu por 55% das admissões e, ainda, 58,1% das demissões, enquanto o sexo feminino foi responsável por 45% das dispensas e 41,9% dos desligamentos.

Acesse – Relatório OTNM – maio Montes Claros (PDF)

RECUPERAÇÃO NA PANDEMIA

Setor da Construção Civil segue o saldo mais positivo de postos de trabalho nos últimos nove meses em Montes Claros, conforme dados do OTNM/Unimontes (Arquivo Ascom)

O professor Roney Sindeaux observa que o estudo mensal verifica ainda a recuperação dos empregos em Montes Claros perdidos na pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), no comparativo com o final de 2019. As restrições à Economia no Brasil por causa da pandemia foram iniciadas em março de 2020.

“Analisando o saldo acumulado nos últimos meses, é possível perceber que Montes Claros já recuperou os postos de trabalho formais perdidos em função da pandemia. Atualmente, o município tem cerca de três mil vínculos a mais do que tinha ao final de 2019. No ano, o percentual do crescimento no número de trabalhadores empregados está em 1,89%”, afirma o coordenador do Observatório do Trabalho da Unimontes.

PERFIL DO TRABALHADOR

Quanto ao perfil do trabalhador que obteve o melhor resultado em maio na relação contratações/demissões estão as mulheres na faixa etária de 18 aos 24 anos, com ensino médio completo ao superior completo e contratadas por microempresas do comércio e dos serviços. A remuneração na faixa salarial de 1 a 1,5 salário-mínimo.

Outra constatação do estudo: as maiores perdas aconteceram entre os trabalhadores do sexo masculino na faixa etária acima dos 30 anos com ensino médio completo, que atuavam principalmente em médias e grandes empresas do setor de serviços, médias empresas do setor agropecuário e grandes empresas da indústria.

No que refere aos setores econômicos, os maiores saldos foram positivos para a Construção Civil e Comércio. Foram registrados saldos negativos para a indústria e a Agropecuária. Já no acumulado dos últimos nove meses, os setores dos serviços e do comércio apresentam os melhores saldos.

“Quanto ao porte das empresas, conforme o relatório de maio as empresas com melhor resultado foram as microempresas e as com pior resultado aquelas de grande e médio porte. Porém, no acumulado dos últimos nove meses, as grandes empresas permanecem com relativamente bom saldo positivo e apenas as médias apresentam saldo negativo”, diz o boletim do Observatório do Trabalho da Unimontes.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital