arial, helvetica, sans-serif;”>Confira abaixo a entrevista da nutricionista Gislaine C. Batista Jorge – Especialista em Terapia Nutricional e em Educação em Saúde.
“A Universidade Estadual de Montes Claros preocupa-se com a saúde e qualidade de vida dos seus funcionários. Em 2009 demos início aos primeiros atendimentos aos servidores do Hospital Universitário participantes do “Programa Mudança de Hábito e Estilo de vida”. Naquela época o número de atendimentos era reduzido pois não havia ambulatório de nutrição clínica específico para o programa. Em novembro de 2011 foi institucionalizado o Programa Mudança de Hábito & Estilo de Vida. Foi nessa ocasião que o Nutrição e Saúde ampliou o número de atendimentos na assistência nutricional.
Hoje, graças a Deus e à ação efetiva da Unimontes com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, estamos satisfeitos com o grandioso trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com outros programas. Os funcionários estão felizes e motivados com a mudança de estilo de vida.
Recebo os pacientes encaminhados pelo SESEST (medicina do trabalho) e os mesmos são encaminhados, sempre que necessário, para aos programas: Bate-coração e Antitabagismo.
A assistência nutricional é bastante abrangente, além de obesidade/sobrepeso, temos muitos pacientes com hipertensão, diabetes, dislipidemia, enfim todas as comobirdades relativas à disfunção nutricional. Temos desenvolvido um trabalho especial com as servidores gestantes, ainda no início da gestação. O acompanhamento nutricional no pré-natal é determinante de saúde para mãe e filho.
Esperamos com este programa, que os funcionários beneficiados primem pela mudança no estilo de vida, almejem uma vida mais saudável, pois a prevenção primária e a detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar as doenças e promover saúde”.
Uninovidades- Quantas pessoas participam do programa Nutrição & Saúde até o momento?
Nutricionista- Em se tratando de perda de peso, a meta é sempre traçada individualmente; ou seja dependerá de quantos kg o indivíduo deverá perder para atingir o peso ideal ou peso desejado. Prefiro trabalhar sempre com uma meta realista; não quero que o paciente desista do seu objetivo.
A mudança do peso nem sempre é fácil. Às vezes, além de enfrentar a tendência biológica, deve também evitar a oferta permanente de alimentos “inconvenientes”.
Compras – evite fazer compras com fome, você acabará levando para casa mais alimentos que de fato necessita, e normalmente levará os mais calóricos e atrativos;
Organize seu cardápio – planeje as compras de acordo com o cardápio da semana, além de economizar tempo, também ajuda você a manter a disciplina e não sair da proposta alimentar;
Refeições fora de casa – se você almoça em restaurantes abuse das saladas, e fique atento a qualidade do azeite oferecido, ver nos rótulos, o azeite ideal apresenta “acidez de no máximo 0,5%;
Engane o estômago antes das refeições – beba muita água nos intervalos das refeições; a água gelada acelera o metabolismo (gasto calórico);
Coma primeiro a salada – uma boa opção para não exagerar nos alimentos calóricos é degustar a salada antes do prato principal, ou se você tem pouco tempo para fazer uma refeição com mais calma, o ideal é compor o prato com verduras e legumes com uma seleção bem variada e colorida, mas cuidado com as opções de molhos e ingredientes gordurosos, estes devem ser evitados;
Prefira as escadas – sempre que possível, e se tiver condições de saúde favoráveis, deixe o elevador e suba pelas escadas; além da melhora no esforço cardiorespiratório, você ainda queimará algumas calorias extras. Seja mais ativo! Exercite-se mais!
.