Palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos científicos fazem parte da programação do “II Colóquio Cidade e Região: Urbanidades e Ruralidades Contemporâneas”, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza a partir desta quarta-feira (29/8), no campus-sede. A iniciativa é organizada em conjunto pelo departamento de Geociências, Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais (Lauer) e do Núcleo de Pesquisas em Geografia Rural (Nepger).

Além de professores, pesquisadores e acadêmicos da própria instituição, representantes de outras universidades e faculdades mineiras participam das atividades, que se estendem até o próximo dia 31. De acordo com a professora Iara Soares de França, da comissão organizadora, o evento “visa ampliar o debate entre pesquisadores e acadêmicos, além de criar novas perspectivas de investimentos na iniciação científica”, em especial para as instituições de ensino superior do Norte de Minas – e seus parceiros.

Ela salientou que a promoção “complementa a edição número um do colóquio, realizada em 2010, que debateu temas relacionados aos Territórios e sua Ocupação” – com ênfase ao Norte de Minas. Ao longo dos três dias de evento, serão apresentados 70 trabalhos nos eixos Rural, Ensino, Urbano, Política Pública e Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

A abertura dos trabalhos está prevista para as 19h30 desta quarta-feira, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede), com a palestra: “A Complexidade dos Processos de Periurbanização Atuais”, preferida pelo doutor em Geografia e integrante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC-Minas, Oswaldo Bueno Amorim.

No dia seguinte, a partir das 8h30, acontece a mesa redonda “Cidade, Território e Política: Montes Claros em Análise”. Na parte da tarde, espaços de diálogo e prática e apresentação de trabalhos científicos, nos prédios 1, 2 e 3 do campus-sede; à noite, no auditório do prédio 6, será ministrada a palestra “Cidade na Contemporaneidade: as Relações entre o Urbano e o Rural”, pela professora Beatriz Ribeiro Soares, tutora do Programa de Educação Tutorial em Geografia (PET), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para o dia 31 (sexta-feira), a programação prevê, a partir das 8h30, a mesa-redonda “O desenvolvimento que queremos: Agroecologia e Agricultura Familiar; Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e as Múltiplas Estratégias para o Convívio com o Semiárido”. O período vespertino está reservado para a continuidade das comunicações coordenadas, também nos prédios 1, 2 e 3. A palestra de encerramento “Análise do Rural Norte-Mineiro: Realidade Contemporânea” será ministrada às 19 horas, no auditório do prédio 6, pelas professoras Flávia Maria Galizoni, do grupo de estudos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/Montes Claros), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Ana Ivânia Alves Fonseca (departamento de Geociências da Unimontes).