Ao associar as visitas de cortesia com reuniões estratégicas, a Unimontes busca ampliar a rede de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisas e de interesse da comunidade. Este foi o foco do trabalho desenvolvido pela gestão superior da Universidade no município de Janaúba (Norte de Minas), nesta sexta-feira (12/4), nos encontros realizados com os dirigentes e equipes técnicas da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além da Emater e Codevasf.

Em linhas gerais, foram discutidos pontos para projetos sociais e estudos científicos em conjunto com as entidades visitadas, além de programas permanentes de capacitação de recursos humanos, análise dos meios de produção e do mercado de consumo. Foram buscadas parcerias a serem firmadas pela Unimontes, por meio do seu campus em Janáuba, visando fomentar a infraestrutura de pesquisa, como laboratórios e áreas experimentais.

No encontro com a presidente da Abanorte, Nilde Antunes Lage, o reitor da Unimontes Antonio Alvimar Souza e a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu apresentaram uma minuta com propostas de parcerias, entre as quais, a participação de profissionais dos cursos de Agronomia da Universidade para análise e mensuração dos índices e cotação da banana, além de projetos para a captação de recursos e estratégias de comercialização com outros centros consumidores do País.

Um dos pontos destacados para aproximar a Universidade ainda mais dos produtores está na participação na Expojanaúba, a Exposição Agropecuária Regional no município, em parceria com o Sindicato Rural local. O assunto foi destacado pela professora Cinara da Cunha Carvalho, do campus de Janaúba, que considera o evento “como um momento enriquecedor, de oportunidade para mostrar os trabalhos de pesquisadores e acadêmicos nas diversas áreas das ciências agrárias”. A Universidade participou do evento em 2014 e, na edição 2018, a Unimontes promoveu, dentre outras atividades, palestras e orientações ao público com a participação direta de 56 professores.

Abanorte reuniao

No encontro com a Epamig, que contou também com representantes da Emater e da Codevasf, além da apresentação da equipe de pró-reitores e adjuntos aos dirigentes da empresa, o reitor Antonio Alvimar destacou a necessidade de reforçar o compromisso da Universidade com as demandas sociais, mesmo numa época de contingenciamento de recursos. Ele sugeriu um estudo coletivo para diagnosticar as necessidades do sistema produtivo regional.

O pró-reitor de Pesquisa, professor José Reinaldo Mendes Ruas, reforçou o histórico de parcerias da Unimontes com a Epamig como o desenvolvimento de mais de vinte dissertações dos programas de pós-graduação da Unimontes a partir de estudos desenvolvidos em parceria com a Empresa. Para a vice-reitora Ilva Ruas, as parcerias fortalecem o fomento e desenvolvimento de pesquisa, que podem estar associados também às práticas extensionistas com benefício direto para a comunidade.

A gestão superior visitou, ainda, a Fazenda Experimental que a Unimontes mantém para as atividades práticas dos cursos de Agronomia e de Zootecnia, do mestrado e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido e do mestrado em Zootecnia. No local, acontecem as atividades de pecuária leiteira, nutrição dos animais, plantio de cana de açúcar, milho, bacana, sorgo, palma forrageira e pastagens.