Podem participar professores, servidores e estudantes de todas as instituições de ensino superior

Valorizar ainda mais as atividades extensionistas na formação acadêmica e compartilhar as experiências bem sucedidas da instituição que evidenciam a essencialidade da extensão no ensino superior. Estes são alguns dos principais objetivos do 1º Encontro On-line de Projetos de Extensão, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza entre os dias 28 a 30 de setembro.

O evento passa a ter este formato virtual diante do cenário de isolamento social por causa da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). No entanto, a Pró-Reitoria de Extensão, responsável pela organização geral, não vê isto como desafio e, sim, como oportunidade.

“Acreditamos no alcance ainda maior de participantes, em especial na área de abrangência da Unimontes no Noroeste e Norte de Minas, Centro do Estado e Vale do Jequitinhonha”, pontua o pró-reitor de extensão da Unimontes, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.

O site oficial do evento é www.even3.com.br/encontrodeextensao/, com a programação disponível, inscrições, acesso aos palestrantes convidados e demais informações pontuais.

MOTIVAÇÃO

“A grande motivação em realizar este evento está na possibilidade de aproximar os projetos de extensão, permitindo o intercâmbio de ideias entre os professores, servidores e acadêmicos que participam diretamente das ações. Abre, ainda, a perspectiva de futuras parcerias na promoção de eventos e/ou ações de extensão”, analisa a pró-reitora adjunta de extensão e organizadora geral do encontro, professora Valéria Daiane Soares Rodrigues.

Os pró-reitores entendem que a realização do evento no formato on-line permitirá, também, a disseminação de temáticas importantes e estratégicas para o período de Pandemia da Covid-19.

GRATUITO

A participação é totalmente gratuita e podem se inscrever professores e acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura, de mestrados e doutorados da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, além de professores da educação básica das redes pública e privada.

A inscrição pode ser feita neste endereço: http://abre.ai/encontro_on-line. O prazo vai até 28 de setembro, primeiro dia de atividades.

MINICURSOS – Haverá duas atividades prévias, entre os dias 21 a 24/9, com o início dos minicursos de artes sobre o aproveitamento de materiais recicláveis: “Assemblagem com sucata de metal e alguns objetos” e “Escultura em papel machê – estrutura de papelão”. As aulas destas duas áreas continuarão no evento e, ainda, após a programação geral, 1º e 2/10.

ATIVIDADES

Nos três principais dias da programação, haverá palestras, minicursos, rodas de conversa e relatos de experiência ministrados por 54 professores da própria Unimontes e que atuam como coordenadores de projetos institucionais de extensão.

Dentre os temas relacionados estão “Cuidados com as Gestantes em Tempos de Pandemia Covid-19”, “Ações extensionistas do Departamento de Odontologia” e “Apresentação cultural: Contação de Histórias”, “Saúde Mental e Educação”, “Texto Científico”, “Por que preservar as abelhas?”, “Saúde Física Mental e Educação”, “Cuidados Paliativos e suas dimensões ao paciente oncológico”, “A interprofissionalidade”, “Integração Pesquisa e Extensão”, “Produção de Hortaliças em pequenos espaços Urbanos”, “Transtorno do Espectro do Autismo”, “Contribuições da Neurociência no processo de ensino e aprendizagem”, “Como a OBMEP mudou minha vida?”, “Ressocialização de adolescentes em regime interno socioeducativo”, “Suicídio entre jovens: do que se trata?” e “Prevenção de Doenças Cardiovasculares”, dentre outros.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas