A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros tem participado das discussões do Governo de Minas Gerais na análise dos procedimentos que possam assegurar a retomada gradativa do trabalho presencial nos órgãos públicos do Estado neste período da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Reitor Antonio Alvimar, vice-reitora Ilva Ruas e integrantes da gestão superior durante a videoconferência com o governador Zema e secretariado (Andrey Librelon/Ascom/Unimontes)

O primeiro encontro estratégico neste sentido foi realizado na tarde dessa segunda-feira (14/9), em videoconferência chefiada pelo governador Romeu Zema, com a participação dos dirigentes máximos das principais entidades vinculadas ao Estado, entre os quais o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu.

A possibilidade de retorno do teletrabalho foi apresentada por meio de protocolo elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a começar pela Cidade Administrativa e demais órgãos. As estratégias seguem as normativas do “Minas Consciente”, plano que classifica qual o momento indicado para a abertura de cada tipo serviço. A divisão é feita por cores: onda vermelha, onda amarela e onda verde.

Importante destacar que a onda verde é a única que permitirá o retorno gradativo do trabalho presencial, mas que é estabelecido de forma gradual, observando-se a classificação e organização de enfrentamento do Novo Coronavírus em cada uma das 13 macrorregiões do Estado, conforme o Comitê Extraordinário da Covid-19.

No primeiro momento, estes serviços condicionados às normativas do plano Minas Consciente serão retomados gradativamente com 20% de sua capacidade funcional, com protocolos específicos para servidores e prestadores de serviços.

POSSIBILIDADES

“Toda decisão tem sido absolutamente consciente, com base em todo o trabalho sanitário de controle e prevenção da Covid-19 em Minas Gerais. No caso específico desta reunião, foram tratadas as possibilidades de retorno das atividades presenciais para as instituições que sofreram prejuízo com o Regime Especial de Teletrabalho”, destaca o reitor Antonio Alvimar, ao explicar o ponto central analisado na videoconferência.

O reitor detalha outro ponto da videoconferência. Sobre as áreas de saúde e educação, nas quais a Unimontes está vinculada à respectiva Secretaria de Estado, mesmo nas regiões onde já está em vigência a onda verde, ainda serão mantidas as mesmas deliberações estabelecidas para o teletrabalho no início da Pandemia da Covid-19, na segunda quinzena de março último. Ou seja, o retorno presencial não está previsto neste momento.

“Mesmo com a adaptação às condições excepcionais do teletrabalho sugeridas pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 e pelas autoridades sanitárias dos municípios das áreas de abrangência da nossa Universidade, em momento algum neste período de pandemia a Unimontes parou ou suspendeu suas atividades administrativas e acadêmicas, seguindo todas as normas de segurança, de prevenção e controle para o contágio da Covid-19”, acrescenta a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária