A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros tem participado das discussões do Governo de Minas Gerais na análise dos procedimentos que possam assegurar a retomada gradativa do trabalho presencial nos órgãos públicos do Estado neste período da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Reitor Antonio Alvimar, vice-reitora Ilva Ruas e integrantes da gestão superior durante a videoconferência com o governador Zema e secretariado (Andrey Librelon/Ascom/Unimontes)

O primeiro encontro estratégico neste sentido foi realizado na tarde dessa segunda-feira (14/9), em videoconferência chefiada pelo governador Romeu Zema, com a participação dos dirigentes máximos das principais entidades vinculadas ao Estado, entre os quais o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu.

A possibilidade de retorno do teletrabalho foi apresentada por meio de protocolo elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a começar pela Cidade Administrativa e demais órgãos. As estratégias seguem as normativas do “Minas Consciente”, plano que classifica qual o momento indicado para a abertura de cada tipo serviço. A divisão é feita por cores: onda vermelha, onda amarela e onda verde.

Importante destacar que a onda verde é a única que permitirá o retorno gradativo do trabalho presencial, mas que é estabelecido de forma gradual, observando-se a classificação e organização de enfrentamento do Novo Coronavírus em cada uma das 13 macrorregiões do Estado, conforme o Comitê Extraordinário da Covid-19.

No primeiro momento, estes serviços condicionados às normativas do plano Minas Consciente serão retomados gradativamente com 20% de sua capacidade funcional, com protocolos específicos para servidores e prestadores de serviços.

POSSIBILIDADES

“Toda decisão tem sido absolutamente consciente, com base em todo o trabalho sanitário de controle e prevenção da Covid-19 em Minas Gerais. No caso específico desta reunião, foram tratadas as possibilidades de retorno das atividades presenciais para as instituições que sofreram prejuízo com o Regime Especial de Teletrabalho”, destaca o reitor Antonio Alvimar, ao explicar o ponto central analisado na videoconferência.

O reitor detalha outro ponto da videoconferência. Sobre as áreas de saúde e educação, nas quais a Unimontes está vinculada à respectiva Secretaria de Estado, mesmo nas regiões onde já está em vigência a onda verde, ainda serão mantidas as mesmas deliberações estabelecidas para o teletrabalho no início da Pandemia da Covid-19, na segunda quinzena de março último. Ou seja, o retorno presencial não está previsto neste momento.

“Mesmo com a adaptação às condições excepcionais do teletrabalho sugeridas pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 e pelas autoridades sanitárias dos municípios das áreas de abrangência da nossa Universidade, em momento algum neste período de pandemia a Unimontes parou ou suspendeu suas atividades administrativas e acadêmicas, seguindo todas as normas de segurança, de prevenção e controle para o contágio da Covid-19”, acrescenta a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu.

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”