Em encontros periódicos, a Universidade Estadual de Montes Claros dá andamento à proposta de avaliação das atividades desenvolvidas nas unidades administrativas e de apoio acadêmico, como forma de tornar público o cumprimento das metas cumpridas no primeiro semestre. Nos dias 18 e 24 de agosto, a gestão superior se reuniu com os servidores da Secretaria Geral e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a fim de conhecer as perspectivas de trabalho para os próximos meses e, ainda, analisar as demandas funcionais e de logística de cada setor. 

Os trabalhos são conduzidos pelo reitor, professor João dos Reis Canela, acompanhado pelo vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e pelos pró-reitores de Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e de Planejamento, Gestão e Finanças. 

“A possibilidade de dialogar com os servidores e diretores não só aproxima os diversos setores da Universidade, como também provoca uma integração necessária para a busca de soluções para as demandas identificadas pela comunidade acadêmica”, explica o professor João Canela. 

Por sua vez, o vice-reitor Antônio Alvimar Souza enalteceu a importância de os colaboradores serem ouvidos para o melhor direcionamento das ações da Universidade. “A discussão coletiva e bem orientada não só ajuda nos resultados e no alcance das metas estabelecidas, mas, sobretudo, valoriza o talento de cada um, a sua importância no contexto da instituição e, não menos importante, a humanização das relações sociais”, avalia. 

DTI 

O diretor de Tecnologia da Informação, professor Alcino de Moura Júnior, ressaltou a necessidade de alinhamento do setor com a gestão da Universidade: “os objetivos estratégicos tornam-se mais claros e transparentes com a participação coletiva”. A DTI/Unimontes conta, atualmente, com 29 colaboradores na Governança de TI e nas gerências de Infraestrutura de Redes e Segurança, de Desenvolvimento de Sistemas e de Suporte e Manutenção de Micros. 

Entre as metas cumpridas no primeiro semestre, destaca a migração do novo webmail para a Plataforma “Google Apps for Education”; otimização de gestão dos contratos vigentes; índice de 70% no cumprimento do processo de reorganização da rede de computadores do campus-sede; lançamento dos portais eletrônicos do Acadêmico, da Mulher, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Museu Regional do Norte de Minas, Rádio Unimontes, Incubadora de Empresas (Inemontes) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. E ainda a reestruturação da rede wi-fi dos prédios 2 e 3 no campus- sede e a instalação de 150 novos computadores. 

Para os próximos meses, dentre as metas já estabelecidas, está a segregação da rede no campus-sede, interligação dos campi (Norte, Noroeste, Centro e Vale do Jequitinhonha), melhorias no Sistema Webgiz e o desenvolvimento de novos portais. 

SECRETARIA GERAL 

reunião ASCOMDa mesma forma, servidores e gestores apresentaram em reunião o projeto da comissão própria da Secretaria Geral, na busca por melhorias na operacionalização do atendimento à comunidade acadêmica. O setor pretende, nos próximos meses, maior eficiência no registro acadêmico e no sistema de controle dos professores – sobretudo no cumprimento dos prazos de lançamentos das notas. 

O secretário-geral da Unimontes, André Vinícius Chamone, apresentou os avanços no setor como a política de atendimento aos acadêmicos, com a redução significativa do tempo de espera. “Conseguimos envolver todos os servidores para aplicar soluções práticas de atendimento e planejamento”, disse. 

A gestão superior recebeu a sugestão do setor para a melhoria da infraestrutura da Secretaria Geral e das secretarias setoriais, com a possibilidade de ampliação do espaço físico, capacitação e melhoria dos recursos humanos, além de questões como o PDI, Plano Diretor, Revisão do Estatuto e das normas de graduação.

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