A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a visita de cortesia do deputado federal Junio Amaral (PSL-MG) e assessores, na manhã desta quinta-feira (14/1), no campus-sede. O parlamentar foi recebido pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e, na oportunidade, reforçou a disponibilidade do mandato em contribuir mais com as ações da instituição, em especial no Norte de Minas.
Em 2020, ele foi o autor de emenda para investimentos da ordem de R$ 199 mil no Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Unimontes. Os recursos serão aplicados na melhoria de infratestrutura em aquisição de equipamentos como macas e lavadoras e materiais permanentes utilizados em cirurgias eletivas.
“O cumprimento do mandato nos dá a dimensão da real situação dos agentes essenciais para a nossa sociedade, como é o caso da Unimontes. Além da nossa disponibilidade para viabilizar novos recursos para demandas futuras da Universidade, estamos à disposição para reforçar o diálogo da gestão com os ministérios e outros setores federais”, pontuou o deputado, que é atualmente na área de segurança como policial.
Na oportunidade, a vice-reitora Ilva Ruas fez um agradecimento ao parlamentar pela visita e pela disponibilidade em conhecer o trabalho da Unimontes e, ainda, entender o seu alcance nesta parte do Estado onde, na maioria das vezes, as universidades federais não atuam.
O reitor Antonio Alvimar ressaltou a importância das parcerias parlamentares, “sem embates políticos e que cumprem o papel social de servir a comunidade”. Segundo ele, “as emendas ajudam a desenvolver a nossa produtividade no ensino, na pesquisa, na extensão e na pós-graduação, da mesma forma, na prestação de serviços como no próprio HUCF”.
O deputado Cabo Junio Amaral pretende retornar à Universidade em outro momento, pós-pandemia do Novo Coronavírus, para conhecer o ambiente acadêmico como o pleno funcionamento das atividades presenciais. Um dos locais pré-agendados para a visita será o Centro Mais Vida de assistência à saúde do idoso, que atende, por demanda, cerca de 700 pacientes/mês em diversas especialidades.