Proposta conjunta da Polícia Militar e Unimontes visa facilitar a comunicação e evitar conflitos e excesso de chamados de usuários

Reitor Antonio Alvimar, Coronel Wanderlúcio Ferraz e Tenente-Coronel Adriano Ribeiro durante visita ao HUCF
(Fotos: Wesley Gonçalves)

Ter ciência do atual cenário de contingenciamento e superlotação do Pronto-Socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que culmina com mais um aumento do número de casos de Covid-19 e um surto confirmado do vírus influenza H3N2, que têm estrangulado ainda mais o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o objetivo da visita do coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos, comandante da 11ª Região de Polícia Militar, e do tenente-coronel Adriano Ribeiro de Freitas, Chefe do Estado Maior da 11ª RPM, na manhã desta quarta-feira (12/1). Eles foram acompanhados pelo reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, e diretores do HUCF.

Os oficiais agendaram a visita após encontro com o reitor, no dia anterior. O professor Antonio Alvimar cumpriu visita de cortesia à sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), para compartilhar com as autoridades militares a situação do Hospital da Unimontes, que há mais de dois meses registra um número de atendimentos bem acima de sua capacidade original, principalmente no Pronto-Socorro e na Pediatria.

A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella, apresentou números que contextualizam a superlotação vivida pela unidade há mais de dois meses

“Esta visita é de cortesia e sensível à situação de crise que tem vivido o HUCF. A partir de agora, esperamos estabelecem um protocolo entre a Universidade e a Polícia Militar para fazer uma gestão compartilhada da crise, tendo em vista que é de praxe que parte da população, em casos de demora de atendimento diante do cenário de superlotação, acionar a Polícia para registro de ocorrências”, escreve o reitor Antonio Alvimar.

Neste sentido, completa o gestor, “a Reitoria entende que a PM é uma importante parceira para atender melhor a população. E, por sua vez, a corporação como um todo precisa entender que não é papel da Polícia conduzir médico ou enfermeiro em momentos tão críticos. Afinal de contas, neste momento de sobrecarga, eles procuram fazer o possível diante de tantas dificuldades”.

Os usuários foram ouvidos pelos comandantes da PMMG

LINHA DIRETA

Outro objetivo é a implantação de uma linha direta de comunicação entre a Polícia Militar e o HUCF, para tratar de assuntos pertinentes aos constantes chamados da população nesse período de superlotação, e que têm causado desconforto entre os servidores. Sobrecarregados, há situações que os profissionais precisam parar o atendimento para atender a PM diante da insistência dos usuários em registrar Boletins de Ocorrência pela demora no atendimento.

Cenário de superlotação tem sido constante há mais de dois meses

“Estar aqui neste momento é de extrema importância para que possamos saber de perto a realidade do Pronto-Socorro do HUCF. Temos recebidos muitos chamados da população e, por isso, a criação deste protocolo será importante para facilitar a comunicação, evitar conflitos e atuar de forma mais pacífica neste diálogo entre a população e o Hospital”, destacou o Coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos.

“A nossa realidade no Pronto-Socorro é de trabalho intenso, 24 horas por dia, o que acarreta em servidores fadigados e usuários desgastados pela espera, o que tem sobrecarregado o nosso atendimento. Somos um Hospital que não nega atendimento e, por isso, é importante que as pessoas saibam que a demora é ocasionada pela superlotação e a falta de estruturação da rede”, explica a superintendente Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes.

“Estamos absorvendo uma demanda enorme de toda a cidade, principalmente com a falta de pediatras. Soma-se a isto, o aumento de casos de infecções pelo vírus influenza no último trimestre do ano e início de 2022”, finalizou.

Relacionadas

Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada
Unimontes divulga lista de segunda chamada do SISU
Unimontes recebe ônibus e Fiat Fiorino doados pela Receita Federal
Mulheres em Destaque na Ciência 2025 – Inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 14