Videoconferência da Unimontes com a equipe de Gestão de Pessoas do Estado, nessa sexta-feira (Fotos: Christiano Jilvan/Ascom)

A gestão da Unimontes reforça o relacionamento com a equipe do Governo do Estado na apresentação de demandas e na busca por entendimentos para atender aos pleitos apresentados pela comunidade acadêmica, com destaque para a área de recursos humanos. Este foi o tema da videoconferência realizada na manhã/tarde dessa sexta-feira (6/11), com a equipe vinculada à gestão de pessoas na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e na Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Pela Universidade, participaram dos trabalhos o chefe de gabinete da Reitoria, Allysson Danilo Dantas, e o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Irineu Ribeiro Lopes. A pauta foi discutida com a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel Dias Duarte, o diretor central de Gestão da Força de Trabalho, João Eduardo Chaves de Paula, e demais integrantes da equipe técnica da Seplag.

“Seguimos o alinhamento com o Estado que tem sido priorizado pelo reitor Antonio Alvimar Souza em sua gestão, especialmente nas questões importantes e estratégicas que dizem respeito aos servidores da Unimontes”, disse o chefe do gabinete, ao abrir os trabalhos. “Com o distanciamento social, estamos vivendo uma realidade diferente, o que intensifica o trabalho relacionado aos recursos humanos e nos exige ainda mais pró-atividade na busca por soluções”, completou Irineu Lopes.

DEMANDAS ESPECÍFICAS

Dentre os pontos discutidos, foi analisada a possibilidade de prorrogação dos contratos administrativos temporários no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), diante das justificativas pelo estado de calamidade pública por causa da pandemia da Covid-19. O diagnóstico já vem sendo feito pela Seplag, inclusive sob a ótica jurídica e as tipicidades da necessidade de cada função na unidade hospitalar da Unimontes.

Outra demanda diz respeito às orientações para que a Universidade possa elaborar os documentos específicos de orientação aos departamentos para os procedimentos de designação na distribuição dos encargos didáticos do calendário letivo de 2021.

Sobre a promoção por escolaridade para os servidores da Unimontes, a Seplag informou que os pedidos encaminhados estão sob a análise da área técnica sendo encaminhadas para o Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), dentro do fluxo de checagem dos requisitos para cada área.

A pauta também tratou sobre questões ligadas aos concursos públicos da Universidade, como a possibilidade das nomeações restantes dos certames para professores e para médicos (HUCF), além do prosseguimento das etapas com vistas à homologação de resultado e a nomeação dos aprovados do concurso para técnicos-administrativos. Um ponto observado pelos representantes da Universidade e da Seplag foi a necessidade de se cumprir os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sem novos impactos financeiros para o Estado.

Por fim, foram discutidas ainda as providências a serem tomadas com relação ao pagamento da ajuda de custo dos analistas universitários de Saúde.

“O Governo do Estado tem ciência das necessidades da Unimontes e o nosso desejo é para que a estrutura de trabalho seja preservada para a manutenção das condições de trabalho”, pontuou a subsecretária Kênnya Kreppel.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária