Videoconferência da Unimontes com a equipe de Gestão de Pessoas do Estado, nessa sexta-feira (Fotos: Christiano Jilvan/Ascom)

A gestão da Unimontes reforça o relacionamento com a equipe do Governo do Estado na apresentação de demandas e na busca por entendimentos para atender aos pleitos apresentados pela comunidade acadêmica, com destaque para a área de recursos humanos. Este foi o tema da videoconferência realizada na manhã/tarde dessa sexta-feira (6/11), com a equipe vinculada à gestão de pessoas na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e na Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Pela Universidade, participaram dos trabalhos o chefe de gabinete da Reitoria, Allysson Danilo Dantas, e o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Irineu Ribeiro Lopes. A pauta foi discutida com a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel Dias Duarte, o diretor central de Gestão da Força de Trabalho, João Eduardo Chaves de Paula, e demais integrantes da equipe técnica da Seplag.

“Seguimos o alinhamento com o Estado que tem sido priorizado pelo reitor Antonio Alvimar Souza em sua gestão, especialmente nas questões importantes e estratégicas que dizem respeito aos servidores da Unimontes”, disse o chefe do gabinete, ao abrir os trabalhos. “Com o distanciamento social, estamos vivendo uma realidade diferente, o que intensifica o trabalho relacionado aos recursos humanos e nos exige ainda mais pró-atividade na busca por soluções”, completou Irineu Lopes.

DEMANDAS ESPECÍFICAS

Dentre os pontos discutidos, foi analisada a possibilidade de prorrogação dos contratos administrativos temporários no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), diante das justificativas pelo estado de calamidade pública por causa da pandemia da Covid-19. O diagnóstico já vem sendo feito pela Seplag, inclusive sob a ótica jurídica e as tipicidades da necessidade de cada função na unidade hospitalar da Unimontes.

Outra demanda diz respeito às orientações para que a Universidade possa elaborar os documentos específicos de orientação aos departamentos para os procedimentos de designação na distribuição dos encargos didáticos do calendário letivo de 2021.

Sobre a promoção por escolaridade para os servidores da Unimontes, a Seplag informou que os pedidos encaminhados estão sob a análise da área técnica sendo encaminhadas para o Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), dentro do fluxo de checagem dos requisitos para cada área.

A pauta também tratou sobre questões ligadas aos concursos públicos da Universidade, como a possibilidade das nomeações restantes dos certames para professores e para médicos (HUCF), além do prosseguimento das etapas com vistas à homologação de resultado e a nomeação dos aprovados do concurso para técnicos-administrativos. Um ponto observado pelos representantes da Universidade e da Seplag foi a necessidade de se cumprir os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sem novos impactos financeiros para o Estado.

Por fim, foram discutidas ainda as providências a serem tomadas com relação ao pagamento da ajuda de custo dos analistas universitários de Saúde.

“O Governo do Estado tem ciência das necessidades da Unimontes e o nosso desejo é para que a estrutura de trabalho seja preservada para a manutenção das condições de trabalho”, pontuou a subsecretária Kênnya Kreppel.

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”