Começa nesta segunda-feira (9/11) o 14º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) da Unimontes, considerado o maior evento acadêmico da instituição. Por conta do distanciamento social, medida preventiva contra a propagação do Novo Coronavírus (Covid-19), as atividades serão realizadas no formato virtual, prosseguindo até sexta-feira (13/11).

Com o tema “O conhecimento (re)Visitado: Novos Desafios para a Universidade”, o 14º Fepeg já tem mais de 3 mil inscritos (3.091). Mas, o número pode aumentar. As inscrições continuam sendo recebidas pelo site oficial do fórum.

O 14º Fepeg é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, com o apoio das demais Pró-Reitorias da instituição (Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Planejamento, Gestão e Finanças). Conta com o apoio dos departamentos, coordenações de cursos e outros setores da instituição.

Quase 1.600 trabalhos inscritos

Conforme a Pró-Reitoria de Extensão, o Fórum já tem 1.580 trabalhos para serem apresentados virtualmente durante o evento. Estão previstas 37 oficinas e minicurtos, além de 25 palestras e mesas temáticas.

O evento é aberto à participação de acadêmicos de todos os cursos de graduação e técnicos- profissionalizantes da Unimontes e das demais instituiçõess de ensino superior de Minas Gerais, dos estados brasileiros e do exterior. Da mesma forma, podem se inscrever os mestrandos e doutorandos, pesquisadores, professores da educação básica (fundamental e médio) e demais profissionais de ensino.

Conferência de abertura

A conferência de abertura será apresentada pela professora Elizabete Monteiro Aguiar Pereira, da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), na segunda-feira (09/11), às 19h. Ela vai abordar o tema “Conhecimento (RE)visitado: novos desafios para a universidade”.

Dentro da programação do Fepeg, na tarde de segunda-feira, às 14h, haverá a mesa temática internacional “Universidade Inovadora e Empreendedora Mediadora. Serão proferidas duas palestras. A primeira delas terá como tema “Universidade Inovadora: o caso da Technion”, pelo engenheiro eletricista Ricardo Lomasky, diretor de Desenvolvimento de Negócios da IBI Tech – Israel Brasil Innovations e representante da Universidade Technion – Technion Israel Institute of Technology.

Outra palestra da mesa temática internacional terá o tema “As Universidades Geradoras de Ciência, Tecnologia e Inovação: algumas reflexões”, a ser proferida pelo professor Ruben Dario Sinisterra Millán, coordenador do Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mediadora será a professora Sara Antunes, coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes.

Na programação do 14º Fepeg também acontecem o IV Simpósio de Pesquisas em Ciências Agrárias (IV SPCA), o 7º Encontro de Professores “Arte na Escola” e o II Seminário do Grupo PET Artes Música Unimontes. Outro evento inserido nas atividades do fórum é o workshop “Ecossistema de Inovação e a Pós-Graduação da Unimontes: desafios e perspectivas”. A programação completa pode ser conferida no site oficial do 14º Fepeg.

Serviço:

Quando: de 9 a 13 de novembro
Formato virtual
Como se inscrever: pelo site: www.fepeg.unimontes.br

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente
Unimontes vai promover aula magna do curso de pós-graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica
Servidoras do Hospital Universitário receberam o 3º Prêmio Florence Nightingale”