O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, recebeu a visita de cortesia do deputado federal Marcelo Freitas, ao final da manhã desta terça-feira (4/1), no campus-sede. A pauta do encontro foi marcada pelo alinhamento dos projetos e convênios que foram viabilizados por meio de emendas do mandato legislativo e, ainda, o diálogo sobre a possibilidade de novas parcerias na atuação da Universidade Estadual de Montes Claros, principalmente no Norte de Minas.

Deputado federal Marcelo Freitas e reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza

Também participaram dos trabalhos o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF), Aloysio Vieira Rocha, o assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga, e o chefe de gabinete, Allysson Dantas Silva.

Entre os assuntos tratados está o andamento do projeto de conclusão do anfiteatro “Reitor José Geraldo de Freitas Drumond”. Com recursos oriundos do Estado e de emenda do deputado, a partir de convênio com o município, a obra no campus-sede caminha para a terceira e última etapa. Nas próximas semanas, serão discutidos os aspectos técnicos e legais para os processos de licitação de compra de equipamentos e contratação dos executores dos serviços.

DINTER

Outra frente está na oferta do Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de Ciências Humanas, a partir de convênio com a Universidade de Brasília (UnB). Para este início de ano, há a expectativa para a liberação dos recursos (emenda parlamentar) para custeio do programa de qualificação do corpo docente da Unimontes.

O deputado Marcelo Freitas garantiu ao reitor que fará parte das tratativas junto ao Ministério da Educação (MEC) em outras demandas da instituição para a graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

Deputado formalizou apoio para demandas da Universidade junto ao MEC (Fotos: Ascom/Unimontes)

“O diálogo e a participação das lideranças que representam o Norte de Minas são determinantes e estratégicos para o suporte das ações da Unimontes. A partir da educação em seus mais diversos níveis, estamos procurando oferecer uma melhor estrutura e melhores condições para as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse o reitor. O professor Alvimar formalizou um pedido ao deputado para o andamento do projeto de reforma do laboratório de Anatomia Animal, no campus de Janaúba.

O deputado Marcelo Freitas considerou como essencial o trabalho em prol da Universidade, diante de sua representatividade para a comunidade regional. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição para dialogar, entender as reais necessidades e buscar soluções para que o trabalho da Unimontes cresça ainda mais, com qualidade e compromisso social”.

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal