Entre as metas do dirigente classista está fortalecer parceria com Universidade e uma entidade ainda mais inclusiva

O advogado e professor Herbert Alcântara Ferreira foi eleito, sábado (27/11), para a presidência da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros – triênio 2022/2024. Ele é egresso e docente do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vinculado aos departamentos de Direito Público Substantivo e de Direito Privado, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Entre os objetivos do dirigente está fortalecer as parcerias com a Unimontes. “Entendo que as instituições devem estar alinhadas e coerentes em relação ao compromisso com o desenvolvimento social e com a cidadania em nossa cidade e região. Nesse sentido, a Universidade tem um papel fundamental social porque é o pilar do desenvolvimento numa região ainda escassa de oportunidades”, observou o novo presidente.

Segundo Herbert Alcântara, a Universidade é a maior indutora da transformação social e a OAB se preocupa muito com essa questão. O presidente eleito adiantou que tem como uma de suas principais propostas a implantação de um projeto de auxílio ao Poder Judiciário para acelerar o andamento dos processos judiciais. Esta proposta envolveria as instituições de ensino, em especial, a Unimontes, contando com mão de obra qualificada, a partir da participação de professores e acadêmicos.

“GANHO PARA TODOS”

“Tenho certeza que, se este projeto for exitoso, a sociedade vai ganhar muito. Quando os processos são agilizados, como consequência, isso gera a garantia dos direitos aos cidadãos, o que passa por questões de família, de saúde e da área financeira, entre outras. E a OAB tem preocupação com a celeridade processual para que a sociedade possa ser atendida da melhor maneira possível”, pontua o presidente eleito da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ele destaca que, como egresso da Unimontes, manifesta a sua gratidão à Universidade. “Sou muito grato à instituição por tudo que ela proporcionou na minha vida como acadêmico e como profissional, tendo em vista que, após ser graduado posteriormente, ingressei como professor. A preparação sólida com muito conteúdo, que recebi numa instituição que transforma a sociedade norte-mineira, com certeza, influenciou muito no resultado e nos projetos que desenvolvemos na Ordem dos Advogados do Brasil”, afirma Herbert Alcântara.

METAS PARA A OAB

O egresso e docente da Unimontes enfatiza que, como presidente eleito da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Montes Claros, tem como principais metas: “a valorização da Advocacia, preocupação com as prerrogativas da profissão e a formação de uma OAB mais inclusiva, mais diversa, mais independente e acolhedora”.

“Teremos um olhar para grupos específicos, como os grupos da Advocacia negra, da Advocacia LGTBQI+, da Advocacia jovem, da Advocacia sênior e para o grupo da mulher advogada, entre outros. Outro eixo de nossa atuação será a busca da promoção social e da cidadania”, assegura.

CURRÍCULO – Norte-mineiro de Salinas, Herbert tem 34 anos e é graduado no curso de Direito da Unimontes em 2007, Herbert Alcântara Ferreira assumiu a função de professor na instituição em 2010. Ele é vinculado aos Departamentos de Direito Público Substantivo e Direito Privado. O professor e advogado Herbert Alcântara concluiu os cursos de especialização em Direito Econômico e Empresarial e Direito Eleitoral pela Unimontes e o curso de MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele é mestre em Direito pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM). Atualmente, está matriculado no curso de doutorado na área pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas