Mostra será no Centro Cultural; inspiração para as 19 telas veio durante o período de isolamento pela pandemia

“O Ateliê Torto” é uma das obras na exposição Portas e Janelas da nossa Memória

“Portas e Janelas da nossa memória”. Este é o tema da nova exposição do artista plástico Hélio Brantes, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros. A mostra autoral, com 19 obras com a técnica vinílica acrílica sobre tela, será aberta para visitação gratuita nesta quarta-feira (1º/12), na Galeria Godofredo Guedes, do Centro Cultural Hermes de Paula, no centro histórico de Montes Claros, se estendendo até o dia 8 de dezembro.

Com valorização às figuras humanas, florais e natureza morta, o autor revela que todas as telas foram produzidas durante o período da pandemia pelo Novo Coronavírus (COVID-19), uma forma pessoal de superação e de seguir a caminhada pelo universo da arte.

“Com a pandemia, vivemos uma fase de recolhimento, de distância dos amigos e familiares e cada um precisou se voltar para as coisas pessoais. Ao mesmo tempo, sem a liberdade de ir e vir, houve a necessidade de trabalhar, de vencer o tempo e, ainda, não podíamos expor como artistas”, explica Brantes, ao falar sobre como se dedicou e produziu a mostra em pleno isolamento social.

“CENAS DA VIDA”

Professor, arquiteto e artista plástico Hélio Brantes (Arquivo pessoal)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o professor confessa que as telas trazem cenas que remetem à memória de infância. “São cenas da vida de pessoas comuns, de cidades do interior, que viviam a expectativa de a janela ou porta se abrir na visita que fazíamos aos amigos e à família ou mesmo pelas ruas por onde passávamos”, completa.

“São cenários que ficaram gravados em nossa mente a partir da curiosidade de quem via por fora as casas dos vizinhos, suas portas e janelas caprichosas. As composições e os desenhos das telas brincam com a estética perfeita do desenho acadêmico, buscando uma informalidade crítica e revelando um resultado estético da cultura pop que nos cerca”, finaliza.

Exposição ““Portas e Janelas da nossa memória”
Autor: Hélio Brantes
Período: 1º a 8 de dezembro
Local: Centro Cultural Hermes de Paula (Praça Doutor Chaves, 32 (Matriz), Centro)