A professora Elisângela Mesquita Silva, egressa do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da Unimontes (PPGL), foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores – Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) para participar do curso de formação de professores alfabetizadores, que ocorrerá em Portugal.

Mesquita defendeu o seu mestrado na Unimontes em abril de 2021, tendo como tema “A literatura em livro didático da educação básica: entre o letramento literário e a pedagogização”, sob a orientação da professora Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, com a qual estabelece regulares parcerias em projetos de pesquisa, organização de eventos e publicações acadêmicas relacionadas a estudos literários e voltadas à formação de professores para o trabalho com textos literários.

Efetiva há 28 anos na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Montes Claros, atualmente, a professora Elisângela Mesquita exerce o cargo de diretora técnico-pedagógica do município, coordena equipes de trabalho da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º aos 9º anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva e Projetos de Intervenção Pedagógica e Formação Continuada de Professores. Também desenvolve várias atividades pedagógicas nas escolas públicas municipais, como o Projeto de Intervenção: Recuperação da aprendizagem e Formação Continuada de Professores, temas do seu projeto selecionado pela CAPES.

Classificação e Portugal – A professora foi classificada no 2º lugar em Minas Gerais e 24º no Brasil. O Programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo ofereceu 100 vagas para o aperfeiçoamento de professores das redes públicas de educação básica que trabalham com alfabetização, sendo destinadas duas vagas para cada uma das unidades da federação e o restante para ampla concorrência.

Em Portugal – O curso de aperfeiçoamento tem duração de seis semanas, carga horária de 240 horas, e acontecerá entre os meses de novembro e dezembro deste ano. As aulas presenciais serão ministradas em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. As atividades práticas e visitas às escolas serão acompanhadas pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025