A Assessoria de Projetos Especiais, da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, publicou nesta sexta-feira (3/4), os documentos de chamamento público para a participação de alunos de Licenciatura no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica.

A pré-seleção segue o processo orientado dos respectivos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, órgão responsável pelo financiamento dos programas.

O período de inscrições para a pré-seleção será aberto na próxima segunda-feira (6/4) e prosseguirá até o dia 29 de abril. Todo o procedimento será on-line, diante das medidas preventivas adotadas pela Universidade para minimizar os riscos de contágio do Novo Coronavírus (Covid-19).

Acesse as normas de pré-seleção (clique aqui)

Os interessados deverão preencher formulário específico, além de cumprir outras exigências de edital, e enviá-los por e-mail inscricao.pibid@unimontes.br e inscricao.rp@unimontes.br, respectivamente. O processo de seleção será feito pelos coordenadores de área e pelos coordenadores e colegiados dos cursos.

As áreas atendidas para os acadêmicos nos dois programas são comuns: Artes Visuais, Música e Teatro, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia. Estes cursos são oferecidos no campus-sede e nos campi avançados de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora e Unaí.

COMO É

O PIBID é para alunos que estão cursando entre o 1º e o 4º período de cursos de Licenciatura. Já a Residência Pedagógica contempla os acadêmicos dos períodos restantes (5º ao 8º) – em fase de conclusão das graduações. O resultado final está programado para 20 de maio.

O número de vagas será definido pela CAPES após o processo de aprovação das inscrições e de liberação das cotas de bolsas.

Ambos têm como objetivo geral incrementar a formação acadêmica/profissional, aproximando os universitários da realidade do campo de trabalho do professor, além de integrar as realidades da educação básica com o ensino superior. Além disso, contribuem com a permanência dos alunos nos cursos de Licenciatura.

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal