Parlamentar cumpre nova visita ao campus-sede e se dispõe a dialogar com a SEE-MG para viabilizar recursos

Em nova visita de cortesia ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, nesta quinta-feira (13/1), o deputado estadual Carlos Pimenta se reuniu com o reitor, professor Antonio Alvimar Souza, para reforçar a proposta de maior mobilização de lideranças locais e regionais e do próprio Governo do Estado no atendimento das demandas da instituição e do próprio Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o parlamentar se dispôs ainda a ampliar o diálogo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Segundo ele, existe a viabilidade para se buscar recursos do orçamento de 2022 e que possam contemplar o HUCF.

Unimontes vem realizando uma série de encontros com as representações parlamentares do Norte de Minas para ampliar a possibilidade de apoio às ações em sua área de abrangência (Fotos: Christiano Jilvan | Ascom)

“Temos um dos principais hospitais-escola do Estado, inclusive com atendimento 100% SUS como referência para o Norte de Minas a até o Sul da Bahia. Ou seja, precisamos priorizar esta vocação que a Unimontes tem em formar a qualificar os profissionais de saúde”, pontuou o deputado, que é egresso do curso de Medicina da Universidade.

NOVA UTI

No encontro, a gestão superior da Unimontes formalizou, ainda, o pedido de apoio para o projeto de implantação da UTI Pediátrica do HUCF para pacientes até 12 anos, o que completaria a estrutura de Terapia Intensiva na unidade. Atualmente, o Hospital conta com a UTI Neo-Natal e com a UTI Adulto.

A sugestão feita pelo reitor Antonio Alvimar foi para que a proposta de criação e habilitação de leitos em UTI Pediátrica, com o apoio do parlamentar e da bancada do Norte de Minas na ALMG, poderia ser contemplada nos investimentos que o Estado planeja para as demandas macrorregionais de saúde.

Deputado destacou como “necessário o apoio à Universidade por sua representatividade histórica há 60 anos para o Norte de Minas”

“Reconhecemos este apoio do deputado Carlos Pimenta na busca por soluções e melhorias no atendimento à comunidade. A causa do HUCF é de todos, já que somos o único hospital 100% SUS no município e com alcance regional”, complementa o reitor. “Vivemos um momento de tensão, com os quadros de superlotação há mais de dois meses e absorvendo uma demanda das outras unidades de saúde”, acrescentou.

O professor Antonio Alvimar lembrou-se do atual momento no HUCF, com contingenciamento e superlotação diante do aumento dos casos de crises respiratórias (H3N2, Influenza, pneumonia e Covid-19), especialmente na Pediatria. Além disso, o Hospital segue como referência no atendimento de vítimas de traumas em acidentes, ataque de animais peçonhentos e atendimento de pacientes do sistema prisional do Estado, que interferem na sobrecarga para os profissionais do Pronto-Socorro e demais setores do HUCF.

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, o coordenador do Núcleo de Assuntos Estudantis, professor Gilson Fróes, e o assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga, também participaram do encontro. O assessor Beto Rios acompanhou o parlamentar durante o encontro.

Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras