Pesquisadores conversam com representante do povo Pankararu, do Vale do Jequitinhonha

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Índio (19/4), a reflexão sobre o tema será debatida no ambiente acadêmico, com a realização da “Roda de Conversa Insurgência dos Saberes Indígenas”. Será nesta terça-feira (20), às 19h15, sob organização do Departamento de Geociência da Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades serão virtuais, com transmissão pelo canal YouTube “GeoLives Unimontes” e participação aberta ao público em geral. A convidada será Cleonice Pankararu – Toa Kanyna Pankararu da Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, de Araçuaí, município do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Além de marcar a data, o objetivo da live é “ampliar a voz insurgente dos povos indígenas, reconhecer os saberes em sua ancestralidade e potencializar sua existência diante das adversidades da modernidade”. A mediação será do professor Cássio Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), com a participação de pesquisadores da Unimontes: professor Fabiano José (Departamento de Políticas e Ciências Sociais), com a temática – “A Lição de Sabedoria dos Povos Indígenas: à propósito dos mundos esgotados”, e o professor Heiberle Horácio (Departamento de Filosofia), com abordagem sobre a “A Lei 11.645/08 e os Direitos Indígenas nas Escolas”.

SOBRE

O 19 de abril é uma data emblemática, como reflexão sobre resistência e luta dos povos indígenas no Brasil, considera a índígena Uakyrê Pankararu, filha da Cleonice. Para ela, “a sociedade é norteada por um pensamento eurocêntrico e dominante que compromete os direitos e nega a realidade do seu povo”. A Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, onde reside a família, é constituída por dois povos Pankararu/Pataxó. São seis famílias, com aproximadamente 20 pessoas.

“Nós, como povos originários e detentores dos saberes ancestrais, estamos em constante luta para preservação de nossos territórios, de nossa Mãe Terra, nossa vida e pelo bem viver. Debater a insurgência é necessário, principalmente neste atual momento político de grandes ameaças aos povos originários”, acrescenta a indígena.

A live conta com o apoio e a participação do Grupo de Estudos de Estudos Interdisciplinares de Povos Indígenas da Unimontes (GEIPI-ABÁ).

SERVIÇO

“Roda de Conversa Insurgência dos Saberes Indígenas”
Terça-feira (20), às 19h15
Transmissão: Canal GeoLives Unimontes (bit.ly/GeoIndígena)

Relacionadas

Unimontes participa da posse da nova diretoria do Quifarmo e fortalece parceria com o Polo Farmacêutico de Montes Claros
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia