Ferramenta se tornou uma aliada durante o período de aulas remotas, dizem idealizadores

Os cursos do departamento de Geociências da Unimontes (bacharelado, licenciatura e mestrado) inauguram nesta terça-feira (27), às 19h, o canal oficial no YouTube, o GeoLives cuja proposta é a divulgação das atividades acadêmicas do curso de Geografia da Universidade.

O objetivo é reunir diferentes temáticas da área, em lives com professores de diferentes Instituições do país, além da importante participação dos acadêmicos no processo de construção e debate da Geografia.

Idealizador do canal, o professor Luis Ricardo da Costa explica que a ferramenta se tornou uma aliada durante o período de aulas remotas permitindo ao acadêmico contato com diferentes temáticas da temática, além de fortalecer o vínculo com a Universidade, mesmo nesse período de distanciamento social.

“Tivemos uma experiência positiva com o Geo Seminários Virtuais, que ocorreu no primeiro semestre, um trabalho em conjunto das coordenações de curso. Dessa forma, a ideia é que aconteça pelo menos um evento do GeoLives Unimontes a cada quinze dias, com convidados externos e internos, dinamizando assim o debate”, destaca o professor Luis Ricardo da Costa, ao enfatizar a importância do evento online promovido pelo curso durante os meses de junho e julho.

AULA ABERTA

A primeira “aula aberta” do canal terá a mediação do Professor da Unimontes, Gustavo Cepolini, que recebe o doutorando do PPGH/USP – Programa de Pós Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, Fábio Alkimin, e o indigenista da Casa da Cultura do Urubuí, Egydio Shwade, para debater sobre a temática “Amazônia – questão indígena e os desafios atuais”.

O cronograma de lives do Canal da Geociências prevê ainda palestras quinzenais com temas relacionados à Geografia e prevê nova divulgação em breve. As lives são abertas ao público.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025