A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem ampliado sua articulação junto aos órgãos federais e estaduais que atuam no Norte de Minas, principalmente os que estão na área de abrangência institucional da Universidade. Nesta perspectiva, o projeto de piscicultura/hidroponia, uma iniciativa da Unimontes e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), ganhará novos aliados: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Montes Claros.

A proposta de unir forças para a iniciativa se deu em reunião realizada com o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, o Coordenador Estadual em Minas Gerais, Rogério Evangelista, o gerente regional da Emater-MG, José Arcanjo Marques Pereira e o coordenador de projetos ambientais da Secretaria Municipal de Agricultura de Montes Claros, Francisco Petrone Ramos.

O projeto, que atende reivindicação de pequenos agricultores familiares que já conhecem a tecnologia de produção de peixes e têm dificuldades para aquisição do material adequado, oferecerá informações e consultorias, com o desenvolvimento de projeto-piloto na região. Tal projeto propõe a montagem de estação de piscicultura com reuso da água, contendo o tratamento do efluente com aproveitamento para produção de hortaliças por meio de hidroponia.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

A expectativa é que a Unimontes, DNOCs, Emater e Município assinem conjuntamente, ainda em novembro, o protocolo de intenções. A Coordenadoria Estadual do DNOCS em Minas Gerais contribuirá com os kits e o apoio técnico para implantação e operação. A Unimontes dará suporte a partir da cooperação e intercâmbio técnico-científico e cultural, dentre outras atividades.

Entre os benefícios estão apoio ao arranjo produtivo local, a fixação do produtor rural no campo, a geração de emprego, o uso dos subprodutos da estação de tratamento para melhoramento do solo e o desenvolvimento regional através do fomento da produção de carne de peixe.

TAGS:Gestão

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras