Comoção e gratidão marcaram a solenidade de homenagens póstumas do Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), aos professores Eleuza Clarete Junqueira de Sales e Marcos Koito Kondo, falecidos no dia 15 de janeiro deste ano. Contando com a presença de familiares dos homenageados, a solenidade foi realizada na manhã dessa quinta-feira (24/2), no auditório do Campus de Janaúba (Norte de Minas), e reforçou o trabalho frutífero e abnegado dos dois profissionais.

Os familiares da professora Eleuza Clarete Junqueira de Sales
(Fotos: Alex Sezko)

“É uma homenagem justa e que reflete a dedicação, o compromisso e a importância dos professores na Unimontes”, disse o reitor, professor Antonio Alvimar Souza, presente na solenidade.

“O reconhecimento dos professores do Departamento de Ciências Agrárias nesta solenidade, com auditório cheio, reflete o que já conhecíamos da professora Eleuza Junqueira e do professor Marcos Koiti Kondo: profissionais de trajetórias de sucesso, de compromisso com a Universidade e com amplo reconhecimento do trabalho em prol da comunidade acadêmica”, disse o reitor. “Duas grandes perdas para a universidade”, lamentou.

LABORATÓRIOS

Como parte das homenagens, o Departamento de Ciências Agrárias nomeou o Laboratório de Física do Solo e Água de “Professor Marcos Koiti Kondo” e o Laboratório de Forragicultura e Preparo de Amostra de “Professora Eleuza Clarete Junqueira de Sales”.

Homenagem ao professor Marcos Koiti Kondo

Outra homenagem foi a colocação de duas placas com os nomes dos professores em um jardim do Campus de Janaúba. A placa com o nome da professora Eleuza Clarete foi instalada em frente a um Ipê Branco, plantado pela própria professora, e do professor Marcos Koito Kondo em frente a uma rocha. A mãe do professor, Olga Setsuko, como forma de homenagem, depositou, ao redor da rocha, uma parte das cinzas do Marcos Koiti Kondo.

Além do reitor, participaram da solenidade a vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu, pró-reitores, assessores, dirigentes, professores, acadêmicos e membros da comunidade. Representando a família da professora Eleuza Clarete Junqueira de Sales, participaram os filhos Frederico Sales, Guilherme Sales, Leonora Junqueira Sales, o genro Diego Américo Ferreira e a neta Maria Eduarda Junqueira Sales Ferreira. Representando a família do professor, participaram a mãe Olga Setsuko Kondo, a irmã Áurea Akemi Kondo Van Spitzenbergen e o cunhado Mitchel Alexander Van Spitzenbergen.

Relacionadas

ALMG aprova projeto do governador Zema para contratação temporária de servidores da educação
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade
Divulgadas obras literárias indicadas para o Vestibular próprio e PAES da Unimontes
Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário