Comoção e gratidão marcaram a solenidade de homenagens póstumas do Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), aos professores Eleuza Clarete Junqueira de Sales e Marcos Koito Kondo, falecidos no dia 15 de janeiro deste ano. Contando com a presença de familiares dos homenageados, a solenidade foi realizada na manhã dessa quinta-feira (24/2), no auditório do Campus de Janaúba (Norte de Minas), e reforçou o trabalho frutífero e abnegado dos dois profissionais.

Os familiares da professora Eleuza Clarete Junqueira de Sales
(Fotos: Alex Sezko)

“É uma homenagem justa e que reflete a dedicação, o compromisso e a importância dos professores na Unimontes”, disse o reitor, professor Antonio Alvimar Souza, presente na solenidade.

“O reconhecimento dos professores do Departamento de Ciências Agrárias nesta solenidade, com auditório cheio, reflete o que já conhecíamos da professora Eleuza Junqueira e do professor Marcos Koiti Kondo: profissionais de trajetórias de sucesso, de compromisso com a Universidade e com amplo reconhecimento do trabalho em prol da comunidade acadêmica”, disse o reitor. “Duas grandes perdas para a universidade”, lamentou.

LABORATÓRIOS

Como parte das homenagens, o Departamento de Ciências Agrárias nomeou o Laboratório de Física do Solo e Água de “Professor Marcos Koiti Kondo” e o Laboratório de Forragicultura e Preparo de Amostra de “Professora Eleuza Clarete Junqueira de Sales”.

Homenagem ao professor Marcos Koiti Kondo

Outra homenagem foi a colocação de duas placas com os nomes dos professores em um jardim do Campus de Janaúba. A placa com o nome da professora Eleuza Clarete foi instalada em frente a um Ipê Branco, plantado pela própria professora, e do professor Marcos Koito Kondo em frente a uma rocha. A mãe do professor, Olga Setsuko, como forma de homenagem, depositou, ao redor da rocha, uma parte das cinzas do Marcos Koiti Kondo.

Além do reitor, participaram da solenidade a vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu, pró-reitores, assessores, dirigentes, professores, acadêmicos e membros da comunidade. Representando a família da professora Eleuza Clarete Junqueira de Sales, participaram os filhos Frederico Sales, Guilherme Sales, Leonora Junqueira Sales, o genro Diego Américo Ferreira e a neta Maria Eduarda Junqueira Sales Ferreira. Representando a família do professor, participaram a mãe Olga Setsuko Kondo, a irmã Áurea Akemi Kondo Van Spitzenbergen e o cunhado Mitchel Alexander Van Spitzenbergen.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria