Sete propostas de professores da Universidade Estadual de Montes Claros foram aprovadas para financiamento no âmbito da suplementação do edital de Demanda Universal (Chamada 01/2018 – “Prioridade Dois”), da Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O valor a ser investido nestes estudos desenvolvidos na Unimontes, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Odontologia e Ciências Sociais, são da ordem de R$ 274.411,50 e têm como gestora a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor). Dentre as pesquisas estão, por exemplo, o desenvolvimento de uma vacina recombinante para carrapatos, do professor-doutor Mauro Aparecido Xavier; tratamento terapêutico do câncer bucal, da professora Lucyana Conceição Farias; e a produção da cerveja artesanal a partir de um tipo de cacto, da professora Maristella Martineli.

Veja a relação das propostas aprovadas

No total, o documento publicado pela Fapemig contempla 185 projetos de pesquisa de profissionais vinculados somente às instituições públicas mineiras, entre universidades, empresas de pesquisas, fundações e sociedades de pesquisa e de cultura. Entre as quais estão a UFMG, UFJF, UFSJ, UFU, UFVJM, UEMG, Epamig, Embrapa, UFOP, UFV, Fiocruz e PUC-Minas.

MÉRITO

“A notícia é altamente positiva porque a Fapemig tem adotado como critério para a seleção não apenas a formação profissional do pesquisador, mas, ao mesmo tempo, o mérito do projeto”, comenta a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Clarice Alvarenga Corsato. Segundo ela, que foi integrante da Câmara de Agricultura da Fapemig por três anos, “a aprovação dos sete projetos, diante do grau de exigência da Fundação, comprova a qualidade da investigação científica da Unimontes, especialmente diante de um cenário ainda de restrições financeiras”.

Os projetos aprovados no âmbito da Unimontes são: “Sertão Afora: Rotas e Redes Acionadas por Trabalhadores do Norte de Minas Gerais”, da professora Andrea Maria Narciso Rocha de Paula (valor R$ 77.375,76); “Plantas do Cerrado – Avaliação do Potencial antineoplásico e do Efeito Terapêutico Adjuvante no Carcinoma Epidermoide de Boca”, da professora Lucyana Conceição Farias (valor R$ 29.400,00); “Influência De Rizobactérias Solubilizadoras de Fosfato sobre o Desenvolvimento e Produção de Feijoeiro em Solo Infestado com Meloidogyne Javanica”, de autoria da professora Regina Cássia Ferreira Ribeiro (valor R$ 14.098,14).

E ainda: “Desenvolvimento de Vacina Recombinante Multi-Epítopos como Método Alternativo de Controle do Rhipicephalus Microplus”, do professor Mauro Aparecido De Sousa Xavier (valor R$ 51.372,30); “Produção de Cerveja Artesanal Suplementada com Polpa de Frutos de Palma (Opuntia Fícus-Indica Mill e Napolea Cochenillifera Salm-Dyck), da professora Maristella Martineli (valor R$ 23.677,50).

Outros dois projetos aprovados são: “Uso Excessivo de Cloreto de Potássio no Cultivo da Banana no Semiárido Mineiro: Impacto na Produtividade da Cultura e Atividade Microbiana do Solo”, da professora Michele Xavier Vieira Megda (valor R$ 22.785,00); e “Eficiência do Uso da Água e Indicadores Fisiológicos de Genótipos de Feijão-Comum visando a Seleção para Tolerância ao Déficit Hídrico”, do professor Abner José De Carvalho (valor R$ 55.702,50).

“A Pró-Reitoria de Pesquisa está à disposição para auxiliar os demais pesquisadores da Unimontes no acesso aos editais de fomento das mais diversas agências e, ainda, na formulação dos pleitos para financiamento”, finaliza a pró-reitora Clarice Alvarenga Corsato.

Conforme a Fapemig, as suplementações das Chamadas Universal foram autorizadas mediante disponibilidade orçamentária de 2019, mas quando houver a disponibilidade financeira, os projetos serão pagos na ordem de aprovação e na ordem de antiguidade do Edital.

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal