Universidade vai desenvolver parceria com a UFMG para criação do Doutorado de Direito, inédito na região.

O curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros realizou nesta terça-feira (26/03), aula inaugural e mesa redonda com o tema “Perspectivas de Pesquisa e Extensão em Direito: democracia e diversidade”. A aula foi presidida pelo vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, que representou o reitor Wagner de Paulo Santiago, junto dos organizadores, coordenadores científicos e professores Cynara Silde Mesquita Veloso e Marlon Cristian Toledo Pereira (pró-reitor de Pós-Graduação); da coordenadora do curso de Direito da Unimontes, professora Janice Cláudia Freire Sant’Ana; pró-reitores, diretores de centros, professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos e convidados.

Aula inaugural e mesa redonda do curso de Direito da Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

“Ver essa casa lotada demonstra a potencialidade que o curso de direito da Unimontes e as ciências jurídicas tem em Montes Claros e na região. Dos 19 magistrados que temos na comarca, 17 são egressos da Unimontes. Assim também é no ministério público, nas polícias civil e militar, nos órgãos do município e em várias outras instituições. Com seus 61 anos de história a Unimontes tem contribuído de forma significativa para transformar a vida da população”, destacou o vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha.

O vice-reitor também ressaltou a importância da parceria que será desenvolvida entre a Unimontes e a UFMG. “Essa parceria irá contribuir e muito, para o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu, da pesquisa e do ensino na nossa região. A partir dessa discussão, da eventual implantação e a partir da aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), serão desenvolvidos processos para formação desses professores e concretização do doutorado”.

O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Montes Claros) e contou com palestra ministrada pelo professor Dr. Pedro Augusto Gravatá Nicoli da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o tema “Diversidade – uma questão para a formação em Direito”.

O palestrante agradeceu a acolhida da instituição e destacou a discussão da criação dos termos de uma apresentação de parceria de cooperação interinstitucional entre a UFMG e a Unimontes que seria o Doutorado em Direito. “Eu tenho a sensação que hoje será um dia que ficará marcado na minha vida. Esse é um programa que na minha vida como acadêmico e professor demonstra uma força e uma beleza muito particular. É um programa no qual a instituição já tem uma tradição de pertencimento com a atividade de pesquisa e que estende a mão para uma instituição irmã considerando as condições e circunstâncias de desigualdades das mais variáveis possíveis, para resultar no benefício direto a toda a população”, ressaltou o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli.

O vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira; o palestrante Pedro Gravatá; o presidente da OAB, Herbert Alcântara e a coord. do curso de Direito da Unimontes, Janice Freire – Fotos: Ascom Unimontes

Reconhecimento das ações da Unimontes

Durante sua fala, o presidente da 11ª subseção da OAB Montes Claros, Herbert Alcântara Ferreira, enalteceu a Unimontes e a influência do curso na sua trajetória e na profissão de advogado. “História da Unimontes se une a de Montes Claros quando observamos essa mesa de honra composta por mais de 50% de diretores que fazem parte da OAB e são professores que se orgulham muito. Eu sou filho da Unimontes, onde fiz graduação e doutorado e sempre digo aos meus alunos que só a educação de qualidade transforma vidas. A Unimontes transforma muitas vidas da nossa região em Minas Gerais, no Brasil”.

Presenças

Representantes da Unimontes os professores: a pró-reitora de Pesquisa, Maria das Dores Magalhães Veloso; Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA; Claudiana Aparecida Leal de Araújo; o chefe de Departamento de Direito Público Adjetivo, Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo;  o chefe de Departamento do Direito Público Privado, Wellington de Oliveira Félix; a organizadora, coordenadora científica e professora do curso de Direito da Unimontes,  Cynara Silde Mesquita Veloso; a delegada da Polícia Cívil; Franciely da Conceição Drumond; o coordenador do SAJ e do SAJ Itinerante, Rodrigo Leal Teixeira e a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito, Loren Juliane Silva.

Na quarta-feira (27/03), o curso de Direito da Unimontes vai realizar reuniões e visitação do campus com o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli para que o desenvolvimento do projeto de Doutorado seja implantado o quanto antes.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos