Universidade vai desenvolver parceria com a UFMG para criação do Doutorado de Direito, inédito na região.

O curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros realizou nesta terça-feira (26/03), aula inaugural e mesa redonda com o tema “Perspectivas de Pesquisa e Extensão em Direito: democracia e diversidade”. A aula foi presidida pelo vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, que representou o reitor Wagner de Paulo Santiago, junto dos organizadores, coordenadores científicos e professores Cynara Silde Mesquita Veloso e Marlon Cristian Toledo Pereira (pró-reitor de Pós-Graduação); da coordenadora do curso de Direito da Unimontes, professora Janice Cláudia Freire Sant’Ana; pró-reitores, diretores de centros, professores, servidores técnico administrativos, acadêmicos e convidados.

Aula inaugural e mesa redonda do curso de Direito da Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

“Ver essa casa lotada demonstra a potencialidade que o curso de direito da Unimontes e as ciências jurídicas tem em Montes Claros e na região. Dos 19 magistrados que temos na comarca, 17 são egressos da Unimontes. Assim também é no ministério público, nas polícias civil e militar, nos órgãos do município e em várias outras instituições. Com seus 61 anos de história a Unimontes tem contribuído de forma significativa para transformar a vida da população”, destacou o vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha.

O vice-reitor também ressaltou a importância da parceria que será desenvolvida entre a Unimontes e a UFMG. “Essa parceria irá contribuir e muito, para o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu, da pesquisa e do ensino na nossa região. A partir dessa discussão, da eventual implantação e a partir da aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), serão desenvolvidos processos para formação desses professores e concretização do doutorado”.

O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Montes Claros) e contou com palestra ministrada pelo professor Dr. Pedro Augusto Gravatá Nicoli da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o tema “Diversidade – uma questão para a formação em Direito”.

O palestrante agradeceu a acolhida da instituição e destacou a discussão da criação dos termos de uma apresentação de parceria de cooperação interinstitucional entre a UFMG e a Unimontes que seria o Doutorado em Direito. “Eu tenho a sensação que hoje será um dia que ficará marcado na minha vida. Esse é um programa que na minha vida como acadêmico e professor demonstra uma força e uma beleza muito particular. É um programa no qual a instituição já tem uma tradição de pertencimento com a atividade de pesquisa e que estende a mão para uma instituição irmã considerando as condições e circunstâncias de desigualdades das mais variáveis possíveis, para resultar no benefício direto a toda a população”, ressaltou o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli.

O vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira; o palestrante Pedro Gravatá; o presidente da OAB, Herbert Alcântara e a coord. do curso de Direito da Unimontes, Janice Freire – Fotos: Ascom Unimontes

Reconhecimento das ações da Unimontes

Durante sua fala, o presidente da 11ª subseção da OAB Montes Claros, Herbert Alcântara Ferreira, enalteceu a Unimontes e a influência do curso na sua trajetória e na profissão de advogado. “História da Unimontes se une a de Montes Claros quando observamos essa mesa de honra composta por mais de 50% de diretores que fazem parte da OAB e são professores que se orgulham muito. Eu sou filho da Unimontes, onde fiz graduação e doutorado e sempre digo aos meus alunos que só a educação de qualidade transforma vidas. A Unimontes transforma muitas vidas da nossa região em Minas Gerais, no Brasil”.

Presenças

Representantes da Unimontes os professores: a pró-reitora de Pesquisa, Maria das Dores Magalhães Veloso; Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA; Claudiana Aparecida Leal de Araújo; o chefe de Departamento de Direito Público Adjetivo, Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo;  o chefe de Departamento do Direito Público Privado, Wellington de Oliveira Félix; a organizadora, coordenadora científica e professora do curso de Direito da Unimontes,  Cynara Silde Mesquita Veloso; a delegada da Polícia Cívil; Franciely da Conceição Drumond; o coordenador do SAJ e do SAJ Itinerante, Rodrigo Leal Teixeira e a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito, Loren Juliane Silva.

Na quarta-feira (27/03), o curso de Direito da Unimontes vai realizar reuniões e visitação do campus com o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli para que o desenvolvimento do projeto de Doutorado seja implantado o quanto antes.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes