A  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completa nesta terça-feira (24/05), 49 anos de existência. A data será comemorada com um culto ecumênico, que será celebrado às 8 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário). A celebração terá a participação de integrantes da gestão superior, professores, alunos e servidores técnico-administrativos de todos os setores da  universidade – incluindo o Hospital Universitário Clemente de Faria, além de autoridades e membros da comunidade.

HISTÓRIA  – A Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes, foi criada através da Lei Estadual nº 2.615, de 24 de maio de 1962, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont. Em 1963, surgiu a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), tendo como entidade mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP).

 Em 1965, os cursos foram transferidos para o Casarão da Fafil, na rua Coronel Celestino, 75. A primeira unidade de ensino superior da FUNM foi implantada em 1965, com a Faculdade de Direito (Fadir). Em 1966, a Fafil se desliga da FELP e passa a integrar a FUNM. Em 1968, começaram a funcionar na Fafil os cursos de Matemática, Ciências Sociais e Filosofia.

Depois, foram criadas outras unidades da FUNM: a Faculdade de Medicina (Famed), em 1969; a Faculdade de Administração e Finanças (Fadec), com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, em 1972; e a Faculdade de Educação Artística (Faceart), em 1987. Através da Constituição do Estado (1989), a FUNM foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros.

A Lei Estadual nº 11.517, de 13/07/94, reorganizou a Unimontes do ponto de vista administrativo-funcional, sendo extintas as Faculdades e criando os Centros de Ensino (Centro de Ciências Humanas – CCH, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA e Centro de Ensino Médio e Fundamental – CEMF).  Em 21/07/1994, através da Portaria nº 1116, foi homologado, pelo Ministério da Educação, o reconhecimento oficial da Unimontes como Universidade

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia