A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria (Avahu) reforça a humanização da assistência na instituição. O trabalho voluntário foi destacado em solenidade realizada na manhã desta  segunda-feira (23/05), no auditório Sabedoria e Humildade, do HUCF, em comemoração aos 10 anos da entidade. Durante a solenidade, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, foram prestadas homenagens às 45 mulheres voluntárias da Avahu, acontecendo também a posse da sua nova diretoria.

Como presidente da Avahu, foi empossada a voluntária Maria Darlene Mendes Fonseca, em substituição a Maria da Soledade Oliveira Silva. Emocionadas, elas destacaram a importância das ações da entidade que foram apresentadas em vídeo exibido durante o evento. Enalteceram também o apoio da diretoria e dos servidores do HUCF.  O superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, frisou que as voluntárias da associação  complementam o trabalho dos médicos, enfermeiros e demais servidores, promovendo a humanização na instituição.

“As ações da Avahu, ao longo dos últimos 10 anos, mostram que a doação das mulheres, com naturalidade e de maneira simples, fazem com que venha melhorar muito a autoestima das pessoas que precisam da assistência do Hospital Universitário Clemente de Faria”, afirmou o reitor João dos Reis Canela, dirigindo os cumprimentos a todas as voluntárias.

Ele  destacou a relevância do  Hospital da Unimontes no atendimento à saúde da população regional, especialmente das pessoas de baixa renda. “O trabalho do Hospital Universitário é indispensável para  Montes Claros e para o Norte de Minas Gerais. O nosso hospital consiste numa grande sala de aula, onde tentamos sensibilizar as pessoas para a prática do bem, de forma que tenhamos uma sociedade mais justa”, disse o reitor.

João Canela lembrou ainda que a reitoria da Unimontes e a direção do Hospital Universitário Clemente de Faria, juntamente com os seus colaboradores, atuam no sentido oferecer uma assistência cada vez  melhor aos usuários, e ao mesmo tempo, procurar vencer os desafios e as dificuldades. “Buscamos o nivelamento entre aquilo que desejamos e o que realmente podemos fazer. Procuramos mostrar para nossos servidores a verdadeira concepção de universidade pública”, afirmou.

No vídeo exibido durante a comemoração dos 10 anos da Avahu, foram apresentados depoimentos de diretores e servidores, enaltecendo o trabalho da entidade. As 45 integrantes da associação  atuam diretamente no Hospital Universitário, prestando assistência aos usuários carentes e a seus familiares. Entre outras ações, a entidade assegura a doação de roupas, cobertores, produtos de higiene   pessoal, assim como de cadeiras de rodas e outros utensílios, para os pacientes mais necessitados. Também providencia a doação de enxovais para os recém-nascidos da maternidade Maria Barbosa. O lanche diário fornecido para as pessoas que aguardam atendimento no hospital também é uma ação das voluntárias.