Com 7.449 candidatos (com exceção dos treinantes), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou neste domingo (11/12), pela manhã (grupo 1) e à tarde (grupo 2), as provas do 1º Processo Seletivo/2012. Do total de concorrentes às 1.099 vagas de 48 cursos oferecidos na sede e nos 11 outros campi do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, 761 não compareceram aos locais de prova, o que corresponde ao índice de 10,21% de abstenção.

O resultado final será divulgado em duas datas: 20 de janeiro de 2012 com os nomes dos 559 aprovados nos 24 cursos listados no grupo 1; e dia 27 de janeiro para os candidatos classificados até as 540 vagas oferecidas nos 24 cursos do grupo 2. Esta previsão é válida tanto para o sistema universal como para o sistema de reserva de vagas. Os gabaritos e as provas já estão disponíveis no portal eletrônico da Cotec.

PAES – No mesmo mês, no dia 13, a Unimontes anunciará, ainda, a lista dos aprovados para as 685 vagas oferecidas aos candidatos da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES Unimontes/2012).

A provas do Grupo 1 foram realizadas das 8 às 13 horas. Dos 4.626 candidatos inscritos, 465 não compareceram aos locais de prova – 10.05% de abstenções. Já pelo grupo 2, cujos exames aconteceram das 15 às 20 horas, 296 dos 2.823 concorrentes não estiveram presentes – 10,41% de ausentes.

Sala de provasAgentes Polícia CivilEm Montes Claros, a chuva fina foi predominante durante todo o dia, mas sem provocar qualquer transtorno. Dentro das normas de segurança previstas em Edital, a Comissão Técnica de Concursos (Cotec) intensificou o uso de detectores de metais durante a realização das provas. Um candidato foi eliminado pelo porte de telefone celular.

Cinco agentes da Polícia Civil reforçaram questões relacionadas à segurança, como a checagem de documentos. Seis casos de enjôo e de ansiedade foram registrados pelo pronto-atendimento do campus-sede, entre a manhã e à tarde.

OPINIíO DOS CANDIDATOS

Mayra Oliveira Alkimin, de 17 anos, aluna do Colégio Tiradentes, realizou as provas pela manhã e concorre a uma vaga no curso de Direito Noturno. Para ela, “bem elaboradas, as questões exigiram maior concentração e raciocínio”. O tema “Perdão”, escolhido para redação do Grupo 1, em sua opinião, “foi bem escolhido pela Unimontes porque abrange as mais diversas situações da vida, seja na família ou nas experiências alheias”.

Candidato Paulo Ricardo de OliveiraAo invés de colégio ou dos tradicionais cursinhos, Carlly Emanuelly Abreu Oliveira, de 20 anos, estudou em casa para as provas do curso de Engenharia Civil, que passa a ser oferecido pela Unimontes a partir deste processo seletivo. “Muito importante ter acesso a um curso como esse em uma instituição pública. As provas estavam bem mais interpretativas em relação a outros vestibulares e como a resposta estava ali na questão, bastou ter concentração para resolvê-la”, disse a jovem.

Concorrente a uma vaga no curso de Serviço Social, o aposentado Paulo Ricardo de Oliveira foi um dos candidatos especiais deste domingo. Por causa de um problema clínico registrado no último dia 7, fez as provas em um apartamento na Santa Casa de Montes Claros, acompanhado por três fiscais. Na busca pelo primeiro diploma em nível superior, o candidato estava tranqüilo, mas confessou que “a preferência era de estar longe dali, no nervosismo de uma sala comum aos vestibulares ao invés do leito hospitalar”. Espera receber alta na próxima quarta-feira (14).

Candidato Éder PereiraConcorrente a uma vaga no curso de Odontologia (grupo 2), Larissa Gonçalves de Souza (17 anos), está confiante em se tornar aluna da Unimontes a partir de 2012. “Os testes foram dentro do que eu esperava”, disse, para logo em seguida comentar sobre o tema da redação do período da tarde: “pediram para comentar sobre os requisitos de como ser um profissional de valor. É um tema muito importante e atual. Estou segura de que consegui organizar bem as ideias”.

Candidata Larissa de SouzaQuem também espera por bons resultados é o técnico em Informática Éder Pereira dos Santos, que tenta se ingressar no curso de Engenharia de Sistemas. “É a primeira vez que faço as provas da Unimontes e estou animado, mas caso isso não aconteça a única coisa em que não penso é de desistir”, relatou o candidato do período vespertino.