A Universidade Estadual de Montes Claros participará do ciclo de debates “Sempre Vivas – Mulheres e Política: por representatividade, justiça e respeito”, evento que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará nos dias 8 e 9 de março. A professora doutora Cláudia de Jesus Maia, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Gênero e Violência” (GEPG/Unimontes), será uma das expositoras do painel “Violência e machismo institucional”, programado para a manhã da quarta-feira (9/3), às 9h.

Professora Cláudia Maia

A programação da ALMG será toda online e gratuita, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, com o propósito de dar visibilidade à luta das mulheres por direitos. Destaque para as iniciativas das convidadas, pesquisadoras e especialistas que integram coletivos, entidades, órgãos e instituições, como a Unimontes. A coordenação é da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Esta será a segunda experiência da pesquisadora da Unimontes numa promoção sobre o tema, na ALMG. Em agosto último, ela foi uma das explanadoras convidadas pela Assembleia para o debate público sobre os avanços e desafios nos 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

Informações sobre inscrições e certificados pelo endereço: https://www.almg.gov.br/semprevivas.

PROGRAMAÇÃO

A abertura será às 9 horas, no dia 8/3, seguida do painel: “Justiça e Direitos: por que é tão difícil para as mulheres alcançá-los?”. Na quarta-feira, além do painel com a professora da Unimontes e demais convidadas, haverá o terceiro painel, às 14h: “Pandemia: consequências e desafios intensificados a enfrentar”.

Além da professora Cláudia Maia, pós-doutora em História e docente do mestrado em História da Unimontes, o painel contará também com a participação de Gláucia Matos Adeniké, coordenadora do Comitê da Marcha Mundial de Mulheres de Uberlândia, e Wânia Guimarães Rabêllo de Almeida, professora de Direitos Humanos e coordenadora do Núcleo da Diversidade da Faculdade Milton Campos.

E ainda: Kíria Orlandi, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Diamantina e fundadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Alto Jequitinhonha, além da ex-deputada Jô Moraes, que teve experiências à frente da Comissão Política Nacional do PCdoB, presidente da CPI Nacional Mista sobre Violência de Gênero e coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco