Critérios são socioeconômicos para a concessão de 1,1 mil benefícios e inscrições vão de 4 a 21 de março

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou o edital para a seleção aos auxílios oferecidos em 2022 pelo Governo de Minas, dentro do Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES). O benefício é dirigido aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade econômica e as inscrições serão recebidas a partir desta sexta-feira (4/3) pela internet: www.assistenciaestudantil.unimontes.br (link será ativado nesta sexta). O prazo vai até 21 de março.

O Programa de Assistência Estudantil é financiado com recursos orçamentários do Governo do Estado, e tem como objetivo “atender aos estudantes de baixa renda, garantindo a permanência na Universidade até a conclusão do curso superior”. As ações no âmbito da Unimontes são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

Por intermédio do PEAES, serão oferecidos aos acadêmicos de baixa renda selecionados auxílios em cinco modalidades: moradia (valor mensal de R$ 277,78), alimentação (R$ 222,49), creche (R$ 232,10), pedagógico (R$ 200,00) e transporte (R$ 166,84 mensais). Ao todo, em 2022 serão concedidos 1.149 auxílios voltados para os alunos da Universidade.

CADA UM

O auxílio-moradia será concedido aos estudantes cujos pais moram em cidades diferentes de onde estudam, que pagam aluguel ou arcam com financiamentos. O auxílio-creche é destinado a estudantes que têm filhos com idade inferior a quatro anos.

A ajuda de custo para o transporte é voltada para acadêmicos residentes em localidades, bairros ou comunidades – bem como em municípios vizinhos – considerados distantes do Campus Universitário. Terão prioridade os alunos que moram a uma distância acima de quatro quilômetros da instituição.

Os acadêmicos inscritos no Programa de Assistência Estudantil serão submetidos a uma comissão para avaliações formada pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo NAE, com acompanhamento pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/Unimontes). Os candidatos serão classificados conforme o grau de vulnerabilidade econômica.

A comissão responsável pelo programa vai verificar se os candidatos atendem aos requisitos para o recebimento dos benefícios, conforme as regras previstas em edital. Um dos critérios para a concessão dos auxílios é o limite da renda familiar per capita em até um salário mínimo.

O coordenador do Núcleo de Assistência Estudantil da Unimontes, professor Gilson José Fróes, chama atenção dos alunos requerentes dos auxílios para que fiquem atentos em relação ao prazo de inscrição. “Também é importante que os alunos observem atentamente a relação dos documentos exigidos para a concessão dos auxílios e apresentem esta documentação comprobatória dentro do prazo estipulado no edital”, alerta Gilson Fróes.

Inscrições – auxílios do Programa de Assistência Estudantil
Período de inscrições: 4 a 21 de março
Auxílios oferecidos: moradia, alimentação, pedagógico e transporte
Quem pode se inscrever: estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, com a renda familiar per capita de até um salário mínimo