Um marco histórico para a Universidade. Essa é a interpretação de quem participou do processo e da aprovação do Novo Estatuto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu), que aconteceu na tarde de quarta-feira (19), no Salão dos Conselhos, na Reitoria.

A reunião foi presidida inicialmente pelo professor Antônio Alvimar Souza e, posteriormente, pela professora Ilva Ruas de Abreu, presidente da Comissão que deliberou os trabalhos até o encerramento da sessão extraordinária.

Tendo por pauta única, a discussão, deliberação e aprovação da minuta do Novo Estatuto da Unimontes foi apresentada ao Consu pela Comissão de Legislação e Normas Ampliada, tendo como presidente desta comissão o professor Rafael Soares Duarte de Moura.

Tradicionalmente com início às 16h, a sessão extraordinária começou às 14h e seguiu até às 18h. Para dar ainda mais celeridade ao processo de aprovação do documento, os conselheiros utilizaram a metodologia de aprovação em blocos.

Os títulos do Novo Estatuto foram submetidos à apreciação do Conselho, e, título após título, questões que eventualmente despertaram discussões, foram deliberadas. Após deliberações, discussões e eventuais modificações do texto, foram votadas. E assim, sucessivamente até se esgotar a análise de todo o Estatuto. Por volta das 17h30, a votação encerrou e o Novo Estatuto da Universidade foi aprovado pelos membros do Consu.

Disse a vice- reitora, professora Ilva Ruas, depois de detalhar com gratidão toda a história até chegar a aprovação do estatuto “Espero que a comunidade entenda todo o trabalho que foi feito, que ela nos ajude na implantação do novo estatuto. Agora temos um desafio pela frente, que é encaminharmos para o governo do Estado, o Novo Estatuto, para que ele seja votado e encaminhado à Assembleia Legislativa e ele vai se tornar uma lei, que será a nova lei da universidade e a partir daí implantaremos as novas diretrizes desse novo instrumento, obviamente que teremos também que fazer o regimento geral que é o detalhamento deste documento. “Estamos muito satisfeitos, foi um trabalho árduo! A comissão trabalhou com muito comprometimento de toda a comunidade que contribuiu. E agora, temos que agradecer a todos que direta ou indiretamente participaram da elaboração deste documento, desde a sua primeira concepção, lá na assembleia estatuinte, até a sua finalização e aprovação no conselho universitário. E concluiu “Temos que comemorar! A universidade viverá um novo tempo, ela se projeta para o futuro, ela está preparada, com esse novo instrumento para um futuro, que é grandioso com certeza!

“Um marco histórico, porque o Estatuto é a nossa constituição, a constituição da Unimontes, uma autarquia estadual, que presta serviços educacionais. Precisávamos há muito tempo atualizar, modernizar e dotar o nosso Estatuto com uma estrutura e formato de procedimentos correspondentes àquilo que nós já temos enquanto universidade. É um documento para pensarmos e alicerçarmos o Novo Estatuto, daquilo que a universidade pode vir a se tornar com seu desenvolvimento orgânico a partir de agora, numa perspectiva de médio e longo prazo”, ressaltou Rafael Soares.

O professor Rafael acrescentou, afirmando que “procuramos, por meio do Novo Estatuto, confeccionar uma Constituição que atualizasse e organizasse a estrutura, bem como dotasse a Universidade de estruturas acadêmico-administrativas adequadas para que ela continue o seu crescimento para o futuro”.

“Um trabalho histórico para nossa universidade. Grande emoção poder fazer parte desse momento e entregar um propósito de uma Unimontes mais atual, inovadora e com grande perspectiva de crescimento”, comemora o servidor Madison Alves Santana Prates, que fez parte da equipe de trabalho.

O documento segue agora para a publicação, via Reitoria, como Resolução, e será encaminhado pelo Reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, ao Governo do Estado, que seguirá os trâmites até chegar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A expectativa da Comunidade Acadêmica é que o documento se transforme em Lei.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025