Os integrantes da comunidade acadêmica da Unimontes têm uma atenção especial no suporte e na orientação sobre os procedimentos para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Pelas próximas duas semanas, o Programa de Extensão Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC) fará uma consultoria exclusiva aos professores, servidores e acadêmicos. O NASC é vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da Universidade e à Pró-Reitoria de Extensão.

O prazo de auxílio à comunidade acadêmica nas questões referentes ao Imposto de Renda se estenderá até o próximo dia 23 de abril, com o limite de atendimento para 100 pessoas. Os interessados deverão agendar o atendimento virtual pelo e-mail: nasc.contabeis@unimontes.br.

A Declaração de Pessoa Física exige a apresentação das receitas, despesas e da composição patrimonial referente ao ano base de 2020 (1º de janeiro a 31 de dezembro). Todo o procedimento é eletrônico, por meio de programa específico no site da Receita Federal. O prazo de entrega estava previsto inicialmente para este dia 30 de abril e foi prorrogado em projeto de lei da Câmara Federal até 31/7/2021.

FIA E FUNDO DO IDOSO

O Programa NASC realiza há vários anos a consultoria específica de Imposto de Renda para o público em geral e para a comunidade acadêmica, em parceria com o projeto Consultoria Contábil e Tributária (CCT/NASC) e o projeto de Práticas Sociais. Além de esclarecer sobre a obrigatoriedade fiscal, o objetivo passa também pelo lado social, ao divulgar e incentivar os contribuintes a realizarem, na Declaração do IRPF, doações financeiras dedutíveis destinadas ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo do Idoso.

O projeto CCT/NASC é coordenado pelo professor José Henrique Barbosa de Oliva, com o apoio da professora orientadora Sandra Melo dos Reis e dos acadêmicos voluntários de diversos períodos do curso de Ciências Contábeis. Já o projeto de Práticas Sociais está sob orientação dos professores Socorro Nassau e Izael Oliveira.

Em 2021, por exemplo, a Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes tornou-se parceira e fomentadora das doações no IRPF, através da “Campanha Leão Solidário”. O próprio NASC produziu um vídeo de esclarecimentos sobre como doar ao FIA e ao Fundo do Idoso, disponível no canal do YouTube (clique aqui).

Ao final de março, o NASC realizou a mesa redonda para esclarecer pontos importantes de questionamentos frequentes sobre Imposto de Renda. O vídeo continua à disposição no canal do Youtube “Contábeis – Unimontes” (clique aqui).

Imposto de Renda 2020/2021
Consultoria e orientação virtual para declaração IR – comunidade acadêmica Unimontes
Público-alvo: professores, servidores e acadêmicos da Unimontes
Contato: nasc.contabeis@unimontes.br