Foram doados quatro capacetes (reprodução Esmaltec)

Neste período de pandemia do Novo Coronavírus, a solidariedade tem sido um dos diferenciais no apoio às ações da Universidade Estadual de Montes Claros, sobretudo na área da saúde. Nesta semana, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, recebeu um suporte estratégico do Sindicato dos Servidores da Tributação, Arrecadação e Fiscal do Estado de Minas Gerais (SinfazFisco) – diretoria regional Norte de Minas.

A entidade oficializou a doação de quatro capacetes de respiração assistida no suporte na ventilação artificial para pacientes internados na UTI e que apresentam quadro de insuficiência, principalmente os pacientes acometidos com a Covid-19.

A entrega aconteceu nessa segunda-feira (5/4), no prédio administrativo do HUCF. O reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, recebeu os equipamentos das mãos do gestor fazendário e diretor jurídico do Sindicato, Gustavo Mameluque. A superintendente do Hospital, Príscilla Izabela Barros de Menezes, o assessor de Gestão Estratégica da Reitoria, Otávio Braga, e o gestor do setor Materiais e Suprimentos do HUCF, Jairo Silva de Carvalho, também participaram do encontro.

“IMPORTÂNCIA”

Gustavo Mameluque fez questão de justificar a escolha do Hospital da Unimontes para esta causa social do Sindicato, ao destacar a “importância educacional e social que a Universidade desempenha, de forma ética e profissional”. Para ele, o HUCF é exemplo do trabalho sério desenvolvido, especialmente por ser o único hospital 100% público da região do Norte de Minas e, por isso, está recebendo os capacetes para suporte ao tratamento dos pacientes com Covid-19.

Gerente Jairo de Carvalho, superintendente Príscilla de Menezes, reitor Antonio Alvimar e sindicalista Gustavo Mameluque

“A missão de todo o momento em um Hospital é salvar vidas. Assumimos este compromisso com muita dedicação, esforço, superação e também sacrifícios até mesmo pelas particularidades presentes na área da saúde. Por isso, entendemos como as parcerias são imprescindíveis, porque ajudam a minimizar as limitações e valorizam ainda mais o nosso papel junto à sociedade”, considerou o reitor.

Nas especificações do fabricante, o capacete “Elmo” auxilia no procedimento ventilatório não invasivo, “capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas […] com alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço do paciente” e proporcionando “aos pacientes com insuficiência respiratória a recuperação da função pulmonar”.

“Agradecemos a atenção mais uma vez com o trabalho do HUCF, especialmente porque a doação dos kits de capacetes “Elmo” é extremamente importante para o tratamento da Covid-19. Nossa sincera gratidão ao SinfazFisco, seus contribuintes e a toda diretoria do Sindicato”, reforçou a superintendente do Hospital da Unimontes.

Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes