A Unimontes investe na sua estrutura física e de trabalho, o que inclui também a aquisição de materiais permanentes e de insumos para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços à comunidade. Para isso, o Setor de Compras/Licitação, vinculado à Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF), dá continuidade às aquisições aprovadas pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF/Unimontes). Neste aspecto, são efetuados os processos de licitação, em especial os pregões eletrônicos, no atendimento de demandas do campus-sede e dos demais campi.

O pregão eletrônico é a modalidade de aquisição de bens e de serviços comuns que possibilita uma ampla participação das empresas (inclusive com processos licitatórios específicos para micro e pequenas empresas), além de selecionar a proposta mais vantajosa em termos de economia de recursos públicos.

No último trimestre, conforme dados do Setor de Compras, as aquisições nesta modalidade geraram uma economia de recursos públicos em aproximadamente 11% para a Unimontes entre os meses de julho, agosto e setembro.

Para participar dos pregões eletrônicos, é preciso que o fornecedor faça um cadastro no Portal de Compras do Estado (www.compras.mg.gov.br) – inclusive microempresas e empresas de pequeno porte. Mesmo aqueles fornecedores que já estejam cadastrados, caso tenham interesse, podem ainda atualizar suas linhas de produto, conforme seu contrato social, o que ampliaria a condição de concorrência nas licitações dos materiais de consumo, materiais permanentes e de prestação de serviços.

DINAMIZAR A GESTÃO

A maior divulgação e a maior visibilidade dos pregões eletrônicos fazem parte dos trabalhos da Universidade em dinamizar a gestão, na busca da maior eficiência para a instituição. Nesta perspectiva, o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, lembra que, em 2019, no primeiro ano da gestão do governador Romeu Zema, o Estado trabalhou para o ajuste das finanças e no acerto das contas públicas.

Ainda conforme o gestor da Unimontes, isso permitiu que nestes dois anos seguintes (2020 e 2021) Minas Gerais pudesse realizar novos investimentos, como acontece nestes processos licitatórios em andamento no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros.

CONSULTAS

Com a recente liberação de recursos, a Unimontes busca uma série de aquisições por meio dos pregões eletrônicos. São diversas linhas de produtos e de serviços cujos editais podem ser consultados pelo portal eletrônico da Unimontes: https://unimontes.br/licitacoes-e-contratos/pregao-eletronico/ ou mesmo pelo portal de compras do Estado: https://bityli.com/compras-unimontes, onde a busca pode ser dirigida aos processos licitatórios da Unimontes (campo “Órgão ou entidade”: código 2310 – Universidade Estadual de Montes Claros).

Se a consulta for ainda mais específica, o interessado pode selecionar neste mesmo portal de compras do Estado a opção “Procedimento de Contratação”: Pregão Eletrônico e em “Situação do pregão” – sessão não iniciada.

Os editais e anexos têm o acesso livre para o público em geral, sendo que, cada pregão já tem as respectivas datas previstas para a realização. Dentre os objetos dos pregões eletrônicos em aberto estão medicamentos, itens de consumo e permanentes, divisórias, medicamentos, computadores, instrumentos cirúrgicos e instrumentos de laboratórios, embalagens, eletrodomésticos (balanças, refrigeradores, aparelhos de ar condicionado), dentre outros.

Dúvidas podem ser direcionadas para os emails da Gerência de Compras/Licitação: compras@unimontes.br ou licitacao@unimontes.br.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia